Atualizando a familia Mozilla no Linux Mint Helena

arleiarlei Arlei
editado março 2010 em Dicas e Truques
Olá amigos.

Acabei de instalar o Helena em meu desktop e fazer uso do Ubuntuzilla para atualizar o Firefox e Thunderbird para suas ultimas versões.

Achei aqui no fórum uma referencia ao uso do Ubuntuzilla para instalar esses pacotes, mas sem maiores detalhes. Assim sendo abro esse tópico com intuito de ajudar aos interessados em como proceder fazendo uso desse script.

1. Precisamos instalar o Ubuntuzilla, e para isso faremos uso do [b]apt-get/aptitude[/b] após configurar o repositório necessário.

Inclua em sua [b]/etc/apt/sources.list[/b] as linha abaixo, usando seu editor de texto favorito. Lembre-se que deverá ser como "root" fazendo uso do [b]sudo[/b].

[code]deb http://downloads.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/mozilla/apt all main[/code]

2. Vamos agora instalar o Ubuntuzilla, que na verdade é apenas um script em Python para auxiliar no processo de manter os pacotes da família Mozilla atualizados.

Abram um terminal e digitem:

[code]sudo aptitude update && sudo aptitude install ubuntuzilla[/code]

[b]Nota[/b]: Lembrem, isso também pode ser feito pelo Synaptic para quem prefere usar a interface gráfica.

3. Feito! Agora podemos atualizar o Thunderbird, Firefox e Seamonkey utilizando os comandos abaixo no mesmo terminal aberto anteriormente.

[code]ubuntuzilla.py -a installupdater -p thunderbird && ubuntuzilla.py -a install -p thunderbird[/code]

[b]Nota[/b]: Observem que usei no exemplo o pacote do Thunderbird, mas como dito podemos instalar/atualizar também o Firefox e Seamonkey apenas trocando o nome do pacote no final dos comandos.

Durante a instalação/atualização pelo Ubuntuzilla algumas perguntas serão feitas, como a escolha do idioma e se deseja fazer um backup das configurações. Basta escolher a opção desejada e teclar "y" (yes) para confirmar.

Lembrem também de estarem com o pacote que estão atualizando não em execução, embora acredite que alguma mensagem seja informada pedindo para que o aplicativo seja fechado.

Agora basta aproveitar os recursos das mais novas versões dos pacotes da família Mozilla.

[b]Fonte/Detalhes[/b]: http://ubuntuzilla.sourceforge.net/

T+
Arlei

Comentários

• pjuniorpjunior Pedro Arns Junior
    editado março 2010
    Já instalei desse jeito uma vez em outra distro linux e ficou em ingles a nova versão do firefox 3.6 em vez de ser em portugues
  • arleiarlei Arlei
    editado março 2010
    Amigos desculpem, mas errei ao postar o endereço para baixar o ubuntuzilla, o correto é:

[code]deb http://switch.dl.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/apt all main[/code]

O endereço anterior na verdade é para baixar a chave pgp, ou então diretamente do servidore de chaves do Ubuntu (keyserver.ubuntu.com) com o comando abaixo.

[code]gpg --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv C1289A29 && gpg --export --armor C1289A29 | sudo apt-key add -[/code]

T+
    Arlei
  • linuzmaniclinuzmanic Linuz
    editado março 2010
    Atualizado para versão 3.6 português,valeu pela dica.Para escolher o idioma português na hora que se está atualizando o firefox mostras as opçẽs de vários idiomas se não me engano o português brasileiro é o número "54" ok. abçs

E o melhor que da para escolher vários temas;

http://img189.imageshack.us/i/capturadetela1q.png/
  • pjuniorpjunior Pedro Arns Junior
    editado março 2010
    Olá arlei

quando fui instalar o firefox pelos comandos que voce passou, ele avisa no terminal que a chave não tem identificação e com isso não instala o firefox 3.6
  • Bira2010Bira2010 Ubiracy Mafra
    editado março 2010
    Eu já uso esse recurso há bastante tempo, com o big linux, ubuntu e agora o mint.
    Ótima dica.
  • m4juram4jura M4jura
    editado abril 2010
    Arlei,

Segui todas as tuas recomendações postadas neste tópico, mas o meu firefoz e thunderbird não atualizaram...
    Será que é o mesmo problema de outro post meu, que não consigo fazer DL de arquivos?

Abraço,

m4jura
  • m4juram4jura M4jura
    editado abril 2010
    Arlei,

Mata uma dúvida: se eu estou usando o Mint 8.0, o pacote é o que esta em deb.downloads ou em swtich?
    Te pergunto porque fiz a atualização com o pacote do "downloads" e está tudo em inglês... Baixei o pacote para mudar para o portugês, mas continua tudo em inglês...
    Um outro problema que surgiu: no thunderbird, apagou minha lista de contatos e e-mails salvos.

Abraço,

m4jura
  • AnairaMAnairaM Mariana
    editado abril 2010
    Ótima dica!
  • m4juram4jura M4jura
    editado abril 2010
    Caros amigos,

Consegui atualizar o Forefox e o Thunderbird no LM. Todavia, não o fiz usando o repositório
    "deb http://downloads.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/mozilla/apt all main"
    Com o repositório acima, ele só ficava em inglês, pois segundo o tuto postado no site da sourgeforce, ele não instala o ubuntuzilla.
    Assim, usei o repositório
    "deb http://switch.dl.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/apt all main"
    Em seguida, mandei o
    "sudo apt-get update". Reclamou das chaves. Aí mandei o
    "gpg --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv C1289A29" e em seguida "gpg --export --armor C1289A29 | sudo apt-key add -"
    Dei outro "sudo apt-get update" e em seguida "sudo apt-get install ubuntuzilla". Baixou beleza.
    Na sequência, mandei o "ubuntuzilla.py -a installupdater -p thunderbird" e "ubuntuzilla.py -a installupdater -p firefox". Ao final, mandei "ubuntuzilla.py -a install -p thunderbird" (que ele pergunta a linguagem, e deve-se digitar "35" para pt-BR) e depois "ubuntuzilla.py -a install -p firefox" (que deve-se digitar, quando pergunta sobre linguagem, "54").
    Rodou beleza! Atualizado.
    Só ficou um problema, que não consegui resolver mesmo "googlando" por aí: ele recebe mensagens pop do Gmail, mas não as envia. Esse, em que pese ter verificado várias postagens (inclusive no site do mozilla), não funfou.
    Então, voltei para o TB 2.0, mantendo meu firefoz no 3.6.3.

Abraços,

m4jura
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.