Instalando o Mint Debian Edition Xfce 20104

rweurweu rweu
Bem srs,

Como tenho dado preferência para S.Os "Rolling Release", e ainda não havia baixado / instalado nenhum Mint, resolvi instalar o Mint Debian Edition Xfce 201104.
Instalei antes mesmo da resposta do otto à pergunta que fiz aqui:..> http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1288&forum=13
_" Eu estou inclinado a instalar esse bichinho..! voce saberia me dizer se o modo de fazer as atualizações dele seria análogo ao do aptosid?? digo isso pois nós sabemos que atualizar Debian testing likes é meio problemático né?? ".

Mint instalado, a 1ª coisa que tentei fazer foi atualizar o S.O, pois o mesmo sendo "Rolling", já deveriam existir "N" pacotes para update.
Verifiquei que nosso amigo Mint tem um pacote / script para atualização chamado "Update Manager" que fica na barra inferior, tentei atuar nele mas me reportou pacotes "quebrados" e me pediu para consertá-los.
Pensei:
_"Acho que vou usar a atualização na munheca, tal qual fazemos no aptosid".
Esse primo-irmão do Mint que também sendo "Rolling" exige todo um tratamento especial para atualização.
Tentei começar com CTRL+ALT+F1 e tive de estacar aê, pois o Mint Debian, apesar de ser proveniente diretamente do Debian e não mais do ubuntu, ainda está guardando algo desse último, tal seja o "sudo" ativado por default.

Tive então, de criar o root assim:
[code]
$ sudo passwd root
$ minha senha comum
_digitar a senha escolhida para root
_redigitar senha escolhida para root
[/code]
Depois disso já pude sacramentar o procedimento referido em parágrafo acima, que segue :
[code]
CTRL+ALT+F1
$ su -
$ senha de root
init 3
apt-get update
apt-get dist-upgrade
..após o upgrade...> apt-get clean
init 5 && exit
[/code]
O upgrade foi realizado e baixou cerca de 606 Mbts em meros 773 pacotes!! hahah

Mas após tudo isso continuo com a preocupação:
_Devo realizar atualizações sempre com essa conformação??, ou é seguro usar o "Update Manager", que se diga de passagem, agora está ok, sem dar a mensagem de erro que estava dando anteriormente.

Com a palavra o otto!!

Valeu rapazi!!

Comentários

• ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado maio 2011
    Acredito que não haja nenhuma diferença entre utilizar linhas de comandos no Terminal ou usar o Update Manager.
    A principio, o Update Manager é apenas uma forma mais intuitiva de se realizar esses mesmos comandos.

Eu ainda me mantenho de linhas de comandos. Acredito que se você possa usar qualquer um dos dois sem nenhum problema.
  • rweurweu rweu
    editado junho 2011
    Boa noite a todos,

OK ikeda, minha preocupação é não vir a quebrar o S.O, posto que como a parada é rolling...
    O Aptosid, também é baseado no Debian testing e ele alerta para nunca usar dist-upgrade graficamente, daí a minha dúvida.
    Mas se voce diz que com o Mint não teríamos essa problema..

Valeu pela resposta!! grato

Boa sorte a todos!!
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado junho 2011
    Mas se você sabe usar os comandos no Terminal,
    acredito que seria melhor utilizar tais comandos.
    Assim diminui riscos de tentar atualizar algum sistema gráfico e acabar tendo problemas.

Eu sempre utilizo as linhas de comando...
  • rweurweu rweu
    editado junho 2011
    Boa noite a todos,

É isso ikeda, por garantia vou continuar atualizando nosso amigo com os comandinhos indicados para o aptosid:

[code]
    CTRL+ALT+F1
    $ su -
    $ senha de root
    init 3
    apt-get update
    apt-get dist-upgrade
    ..após o upgrade...> apt-get clean
    init 5 && exit
    [/code]

Grato pela ajuda!!
  • rweurweu rweu
    editado junho 2011
    Bom dia a todos,

Estou usando o aptosid sim meu caro otto, só estou tentando alargar meus horizontes e dando preferênica prôs "Rolling Release", daí vi o Mint Debian Edition Xfce 201104 e estou dentro.

Valeu!!
  • editado junho 2011
    Olá

O MintUpdate não é destinado ao LMDE por ser uma distribuição de atualização continua.

[quote]3- MintUpdate is not designed for LMDE yet; if you want a safe experience during updates, please use synaptic or the terminal.
    More info about MU and LMDE can be found in this topic
    viewtopic.php?f=141&t=67561[/quote]

Informações neste link
    http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=141&t=67502

As atualizações devem ser feitas seguindo os passos ou pelo synaptic.

Ctrl+Alt+F1

Digitar root. Teclar Enter. Digitar senha de root.

Digitar init 3. Teclar Enter

Digitar apt-get update. Teclar Enter.

Digitar dist-upgrade. Teclar Enter.

Reiniciar o computador.

Abraços

Deusdará
  • rweurweu rweu
    editado julho 2011
    Boa tarde a todos,

Só um pouco mais de fogo nessa fogueira:
    _Caros, perdoem-me o equivoco pois eu havia dito que o aptosid, seria baseado no Debian Testing, o que não é real, na realidade o aptosid é baseado no "unstable", o que é bem diferente do "testing" no qual o LMDE Xfce é baseado.

Conclusão: Hoje eu atualizei o meu S.O usando nada mais do que o terminal gráfico, e a coisa fluiu de boa!, ou seja, o Mint LMDE Xfce, não requer terminal puro para atualização!!

Se alguém discordar dessa afirmativa que me corrija agora, mas acredito que contra fatos não há argumentos"

Boa sorte a todos!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.