Como instalar o kernel 3.0 no Linux Mint 11

editado julho 2011 em Dicas e Truques
Bem... Esta dica é para o Ubuntu 11.04, mas como (na prática) o Linux Mint 11 é o Ubuntu 11.04 (bem) melhorado, em tese, irá funcionar. Já estou fazendo o backup dos dados por segurança e irei testar. mas não me contive em esperar para postar logo esta dica.

Artigo postado originalmente em: http://aurelianomartins.wordpress.com/2011/07/29/kernel-3-0-no-ubuntu/

[size=large]"[/size]

[b]Como instalar o Kernel 3.0 no Linux Mint 11.[/b]

Muitos ja devem ter reparado nas notícias atuais sobre o lancamento do linux 3.0, que na verdade quando falamos apenas Linux, estamos nos referindo ao próprio Kernel, ou melhor dizendo, ao núcleo do sistema operacional mais poderoso da face da terra (é o poder).

O site do linux, onde se encontra o kernel source para download é www.kernel.org, onde voce mesmo pode entrar, baixar o source code e compilar de acordo com a sua máquina, possibilitando o componente ou não, atraves dos procedimentos de compilação do kernel, onde definimos se o módulo é ou não carregado na imagem do kernel quando o mesmo for montado no procedimento de boot, estamos falando da imagem initrd.img, quando assim criada pelo administrador Linux no processo de compilação com os comandos mkinitrd (distribuições baseadas em Red Hat), ou mkinitramfs (distribuições baseadas em Debian como o Ubuntu). Ou então, quando a imagem é construída pelo administrador de maneira em que todos os módulos do kernel sejam definidos como built-in, onde o mesmo será nativamente carregado atraves de uma única imagem do kernel, funcionando como monolítico (o meu preferido), e então sendo oferecido totalmente a sua arquitetura como um padrão. Ou seja, se voce compila o kernel com suporte a adaptadores de rede somente da intel e amanha colocar um adaptador da realtek (não faça isso), voce terá que compilar o kernel novamente e gerar uma nova imagem de entrada em boot do kernel. Estou me referindo a imagem vmlinuz que se encontra no diretório /boot do seu sistema. Vale lembrar, que o nome de entrada para o kernel pode ser qualquer um, ja que é voce que define quando o arquivo bzImage for copiado do diretório arch/boot/ do seu processo de compilação para o diretório /boot. O interessante notar, é que quando vc esta nos padrões, ao utilizar o update-grub, ele automaticamente pode colocar o mesmo ja escrito no arquivo de configuração do grub (/boot/grub/grub.cfg para o grub2), para arrancar no próximo boot, caso não esteja nos padrões, voce mesmo terá que justificar o arquivo em grub.cfg. Mas isso é outro asunto.

Vale lembrar que o kernel utilizado no Ubuntu é monolítico, ou seja, conhecido como genérico (para os desktops), pois ele depende dessa imagem que é montada no procedimento de boot e quando o componente detectado pelo agente do kernel, é o módulo automaticamente carregado no procedimento de boot ou posteriormente caso tenha necessidade. Ja o Ubuntu Server utiliza o kernel modular específico, com tais módulos para controladores de raid e outros específicos para a imagem de entrada. Não sendo o caso, não parecido com o kernel genérico para o Ubuntu Desktop, que contem módulos em procedimento modular na personalização do kernel pelo mantedor, que permite tudo aquilo com relação ao usuário, como placas de vídeo, som, bluetooth e outros serem acionados assim que forem detectados. A vantagem de vc compilar o kernel (outro procedimento), é vc ter uma imagem personalizada por vc mesmo, que vc mesmo administrador, define o que é suportado ou não. Nada, automaticamente carregado em imagem.

Quero mostrar para voces como é o procedimento de instalação do Kernel 3.0 para o Ubuntu 11.04, kernel que se encontra no Oneiric, próxima versão do Ubuntu, a 11.10. Ele esta em processo de mainline e praticamente quase considerado estável por Linus Torvalds.

Para atualizar o kernel do Ubuntu 11.04, vá ao site:

[b]http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.0-oneiric/[/b]

*cujo kernel ja foi homologado 100% para o Ubuntu 11.10 Oneiric, estando em testes ainda.

E baixe os seguintes arquivos:

Para 32 bits: [b]linux-image-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_i386.deb, linux-headers-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_i386.deb e linux-headers-3.0.0-0300_3.0.0-0300.201107220917_all.deb[/b].

Para 64 bits: [b]linux-image-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_amd64.deb, linux-headers-3.0.0-0300-generic_3.0.0-0300.201107220917_amd64.deb e linux-headers-3.0.0-0300_3.0.0-0300.201107220917_all.deb[/b].

Coloque todos os seguintes arquivos dentro de um diretório específico como em [b]/tmp/kernelupgrade/[/b] (este sub-diretório não existe, vc terá que criar com o comando [b]mkdir /tmp/kernelupgrade[/b]), e entre com o seu terminal (CONTROL + ALT + T), e digite o seguinte comando para instalar:

[b]#cd /tmp/kernelupgrade[/b]

[b]#dpkg -i *deb[/b]

Quando for concluída a instalação sem erros, apenas verifique no seu diretório /boot, se existe os seguintes arquivos:

[b]config-2.6.38-8-generic
initrd.img-3.0.0-0300-generic
vmlinuz-3.0.0-0300-generic[/b]

sendo:

config-2.6.38-8-generic -> arquivo que estão as opções definidas no procedimento de compilação do mantedor.
initrd.img-3.0.0-0300-generic -> imagem do micro-kernel, com todos os módulos que poderão ser carregados e descarregados.
vmlinuz-3.0.0-0300-generic -> imagem monolítica do kernel, arquivo principal do kernel, contém a imagem do seu kernel compilado pelo mantedor.

Caso todos os arquivos estejam presentes no diretório /boot, basta apenas reiniciar a sua máquina com o comando:

[b]#shutdown -r now[/b]
ou apenas o comando [b]reboot
[/b]
Após o seu sistema for reinicializado, digite o comando: uname -r , para verificar o kernel que o Ubuntu esta usando.

Diga oi para o novo kernel.

Comentários

• ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado julho 2011
    Alguém já instalou ???
    É seguro instalar no mint ???
    Vale a pena ???
  • editado outubro 2011
    Amigos, confesso que lancei a dica, mas não havia tido coragem de fazê-lo, pois estou com o Gnome-Shell rodando numa boa e temi que a atualização detonasse o "bichinho". Hoje, finalmente, enchi-me de coragem, fiz a atualização e o sistema está rodando às mil maravilhas. Inclusive, estou percebendo uma melhora na performance do próprio Gnome-Shell.
    [b]
    Fiquem com Deus.[/b]
  • CretoCreto Paulo Benedito
    editado outubro 2011
    [quote]Disponha, meu caro.

Olha, o Milanos deu uma ótima dica, que aliás, foi a que eu segui. Baixe os pacote e dê um duplo-clique neles, para instalá-los pelo GDebi. Simples, fácil e eficaz.

Fique com Deus.[/b]
    Sabe Marcelo desde que você me viu em diversos fóruns, e disse: "Parece que você está me seguindo", desde esse tempo o iniciante continua iniciante, mas o interesse pelo GNU/Linux apenas aumenta a cada dia e ainda tem mais uma certa paixão por comandos e nosso caro console.

Nesse caso prefiro fazer as coisas pelo lado "mais difícil". (até parece que o sudo apt-get/aptitude sejam bichos de sete cabeças) kkkk

Obrigado novamente e t+
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.