re-particionamento
oi gente!
meu hd esta dividido da seguinte forma:
"/" 40 gb
"home" 38 gb
"swap" 2 gb
como "/" esta com pouco uso quero redimencionar as particoes, diminuindo "/" e aumentando "home".
jah diminui "/" para 15 gb e quero colocar o espaco q sobrou em "home", mas como o espaco livre esta entre as duas particoes, nao estou conseguindo redimencionar.
tem como fazer isso sem ter q formatar "home"?
jah tentei pelo instalador do mint e pelo gparted no live-cd, mas ambos soh deixam eu diminuir a particao e nao aumentar.
alguem me da uma luz
vlw
meu hd esta dividido da seguinte forma:
"/" 40 gb
"home" 38 gb
"swap" 2 gb
como "/" esta com pouco uso quero redimencionar as particoes, diminuindo "/" e aumentando "home".
jah diminui "/" para 15 gb e quero colocar o espaco q sobrou em "home", mas como o espaco livre esta entre as duas particoes, nao estou conseguindo redimencionar.
tem como fazer isso sem ter q formatar "home"?
jah tentei pelo instalador do mint e pelo gparted no live-cd, mas ambos soh deixam eu diminuir a particao e nao aumentar.
alguem me da uma luz
vlw
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Espero que lhe ajude
T+
to dando uma olhada aki p/ ver como resolver o meu problema.
Creto - achei muito complicado isso ai cara, sou noobiznho ainda =D to querendo uma coisa mais simples;
clodoaldops - jah tentei pelo LM mas o gparted soh deixa eu aumentar a particao para a direita na direcao do final do HD, eu quero ir na direcao contraria:
[img]http://i.imgur.com/SrO4X.png[/img]
Holmes - acho q vai ter o mesmo problema do gparted, mas vou tentar ^^
deusdara - nunca instalei programas usando o Live-cd, vou ver como funciona aki e tentar tb.
rweu - achei essa maneira bem pratica mas nao sei mexer no vi, e nao to com impressora p/ poder imprimir os comandos q vou precisar ale da explicacao do tutorial. eh possivel fazer a copia como esta descrita e depois alterar o fstab pelo live-cd? c for possivel, como faco isso?
vlw gente, e desculpa a noobice =D