[Notícia] Linux X modo “secure boot” dos computadores feitos para o Windows 8

ruizuikedaruizuikeda Ikeda
editado setembro 2011 em Café com Menta
Li este artigo e gostaria de compartilhar com vocês, fiquei muito triste com ela...

Segue abaixo:

/***************************************/
O desenvolvedor (atualmente na Red Hat) Matthew Garrett escreveu um breve e interessante artigo sobre as consequências para o Linux (e outros sistemas operacionais não-Microsoft) causadas pelo modo “secure boot” que a Microsoft vai exigir nos computadores candidatos a receber seu selo de aprovação para o Windows 8.

Essencialmente elas estarão em uma situação que hoje é comum a smartphones populares: se elas vierem com o Windows 8, para instalar outro sistema operacional será necessário ter autorização explícita (na forma de uma assinatura criptográfica) do fabricante do equipamento, da Microsoft ou de alguém mais em poder da chave ou da delegação de assinar – ou recorrer a jailbreaks e similares, como no iPhone e em vários celulares da turma do Android.

A idéia do secure boot é simples: para um executável ou driver rodar, ele precisa estar assinado com a chave correspondente a uma das chaves gravadas no firmware do equipamento. O Windows 8 pré-instalado naturalmente virá assinado, mas conseguir que uma das partes assine um gerenciador de boot capaz de carregar o Linux pode não ser algo tão simples – assim como também será menos simples tornar um malware executável ou instalar uma cópia modificada do Windows.

Por outro lado, talvez haja maneira oficial de obter a assinatura necessária, ou a inclusão de uma chave adicional de cada distribuição Linux no firmware (“arram, cláudia”, diria a Xuxa) – e é possível até mesmo que em algumas placas-mãe seja possível desabilitar esta restrição por meio de um jumper ou de uma opção de inicialização. Mas Garrett afirma (nos comentários de seu próprio post) ter conhecimento de casos em que o projeto em andamento é de não oferecer a possibilidade oficial de desativação.

Ele conclui assim: “Provavelmente não vale a pena entrar em pânico ainda. Mas vale a pena ficar preocupado.”
/*****************************************************/

Fonte: http://www.invasao.com.br/2011/09/21/linux-x-modo-%E2%80%9Csecure-boot%E2%80%9D-dos-computadores-feitos-para-o-windows-8/

Comentários

  • editado setembro 2011
    Olá

    Se conhecimento fosse uma exclusividade da Microsoft seria muito preocupante para o Sistema Operacional GNU/Linux.

    Abraços

    Deusdará
  • editado setembro 2011
    oi Ikeda, realmente é uma notícia triste e para se preocupar. a ideia do secure boot é boa, pois vai aumentar a segurança do sistema e também do usuário; por outro lado, vai fechá-lo e isto impossibilitará o manuseio de um outro sistema operacional. todavia, acredito que logo as distros vão encontrar um jeito de reverter essa situação, não sei como!

    vlw fwi, Holmes 8-)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.