[Dica] Como instalar tudo em vários pc's sem precisar baixar tudo de novo.

editado setembro 2011 em Dicas e Truques
Olá pessoal,

Sei que isso vai parecer chover no molhado para muitos aqui, afinal somos uma comunidade de usuários muito qualificados e outros nem tanto como eu por exemplo. Como sempre, fiquei muito feliz de aprender isso e quero compartilhar.

Obviamente o conhecimento não surgiu do além, eu li [url=http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38433.msg481708.html#msg481708]aqui[/url], mudei umas cores e palavras de forma que fosse mais fácil entender se eu tivesse lido pela primeira vez e voilá!!

No Windows tem aquela "facilidade" que todos conhecem de instalar tudo e qualquer porcaria só clicando em next, next, next. Isso cria uma zona de conforto que é praticamente uma masmorra e o que é pior, resulta em problemas sérios de segurança de dados.

Percebo que uma coisa que inibe muita gente de usar linux é ter que sair dessa zona de conforto, eles estão presos enclausurados e CEGOS, não vêem as paredes. Às vezes me parece que eles sim é que são felizes...

Mas deixando a lorota de lado...

É sabido que muita daquela aspereza original do linux já foi um bocado polida e aqui veremos que é possível fazer as coisas de modo tão ou mais fácil que lá na terra dos prisioneiros felizes.

Todos os programas instalados em seus pc's com linux derivados do Debian tem seus arquivos .deb guardados na pasta:

/var/cache/apt/archives

No primeiro computador, usando a internet, após escolher e instalar tudo o que você quiser, jogos, mensageiros, players de mídia, etc... basta copiar esta pasta com tudo o que estiver dentro para um pendrive ou cd.

No computador seguinte, instale tudo normalmente como uma instalação offline, depois cole o conteúdo que foi copiado anteriormente para uma pasta de sua preferência.

Ex: /home/files_offline

Abra o terminal e entre na pasta criada...

$ cd /home/files_offline

E dentro dela dê o comando de instalação dos arquivos escolhidos...

$ sudo dpkg -i aplicativo1 aplicativo2 aplicativo3

Ou instalar todos a varrer...

$ sudo dpkg -i *.deb

Ou se você preferir instalar graficamente, pode ir direto no seu pendrive ou cd e dar dois cliques nos arquivos que você quiser...(tudo o que estamos fazendo aqui, pressupõe que vocẽ saiba a senha do root, senão, nada feito)

O mais legal é que isso instala tudo mesmo, até os idiomas, só vai depender do que foi instalado na primeira máquina, óbvio né??

Espero que seja útil...

Valeu!!

Comentários

• rweurweu rweu
    editado setembro 2011
    Boa noite a todos,

OK F-Galactus boa dica, meu camarada!
    O seu texto, muito embora seja para lidar com instalações, se encaixa melhor no fórum "Dicas e Truques", então estou movendo o post prá lá ok!?

Valeu!!
  • ottootto Otto Sá
    editado setembro 2011
    Obrigado F-Gallactus por compartilhar com a comunidade a sua dica. Já movi o seu post e fixei a dica para melhor consulta.Continue sempre assim. Precisamos sempre de usuários participativos que queiram contribuir com dicas. Todavia, o lugar ideal para as dicas aqui no linux Mint Brasil é a wiki. Se quiser pode escrever lá também.
    abraços.
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado setembro 2011
    Excelente dica !!!

Você saberia se tem como levar as configurações e prefências dos programas juntos ????
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado setembro 2011
    Algum dia testarei, muito obrigado pela dica!
  • calangoloccalangoloc Fabiano
    editado dezembro 2011
    Cara, show de bola, simples e funcional. Acabei de testar. Já tentei usar o mondo e outras tranqueiras do gênero sem muito sucesso.

Somente um adendo: dpkg -i *.deb instala tudo sem necessariamente seguir a ordem necessária de pré-requisitos dos pacotes, então alguns podem ficar desconfigurados.

Após o processamento, usei [b]apt-get install -f[/b] e ficou tudo redondinho.

[]`s 8-)
  • arleiarlei Arlei
    editado dezembro 2011
    Olá pessoALL.

Bela dica F-Galactus! Embora muitos ja conheçam, irei aproveitar seu tópico e compartilhar uma forma através da GUI fazendo uso do APTonCD do meu amigo Rafael (vulgo CypherBIOS).

http://aptoncd.sourceforge.net/

O APTonCD tem esse mesmo objetivo e é uma alternativa para quem prefere fazer uso da interface gráfica ao invés do shell.

Nota: Todos arquivos de configuração a nível de usuário ficam em sua $HOME, portanto feitas as instalações basta copiar esses arquivos que manterá as mesmas preservada.

T+
    Arlei
  • editado dezembro 2011
    Tranquilo, pessoal, se foi útil de algum jeito é o que importa...
  • editado dezembro 2011
    Bela dica, companheiro. Está nos meus favoritos.
  • editado dezembro 2011
    Já deram uma olhada nisso aqui também:
    http://www.guiadopc.com.br/dicas/21491/instalando-atualizando-varios-programas-mesmo-tempo-ninite.html

Possui uma versão para Linux.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.