Tradução do Linux Mint 12 Preview

krausekrause Marco Aurélio
editado novembro 2011 em Café com Menta
Tradução do artigo [url=http://blog.linuxmint.com/?p=1851]Linux Mint 12 Preview[/url]

Gostaria de pedir desculpas à comunidade, à mídia e aos jornalistas que nos questionaram sobre o próximo lançamento. Após três semanas do lançamento do Ubuntu ainda não está claro, para a maioria das pessoas, como será o próximo Linux Mint. A razão do segredo é que não queríamos prometer algo que não poderíamos garantir. Hoje estamos finalmente prontos para mostrar o Linux Mint 12 "Lisa".

Gnome 2 vs os novos desktops
No Linux Mint 11 tomamos a decisão de manter o Gnome 2.32, e embora não esteja mais sendo desenvolvido pela equipe do Gnome ainda é, de longe, o desktop mais popular dentro da comunidade Linux. Com outras distribuições adotando novos desktops como Unity e Gnome 3, muitos usuários se sentiram perdidos e conseqüentemente migraram para o Linux Mint. Em um único mês registramos um aumento de 40% e rapidamente alcançamos o Ubuntu, e estamos para nos tornar o desktop Linux mais usado.

Gostaríamos de manter o Gnome 2.32 mas precisamos ir em frente e abraçar novas tecnologias. Isto não significa que precisamos mudar a forma como as pessoas usam seus desktops. Precisamos fazer o melhor para que as pessoas se sintam em casa, mas com uma nova base que será apoiada e mantida ativamente daqui para frente.

Do ponto de vista tecnológico, o Gnome 3 é um ambiente de trabalho fantástico ficando melhor a cada nova versão. Levará algum tempo para desenvolvermos um ambiente de trabalho como tínhamos com o Gnome 2, mas seremos capazes de fazer muito mais com ele do que era possível com o desktop tradicional. Com isto em mente, o futuro do Linux Mint é o Gnome 3. E a pergunta é: "Como podemos fazer as pessoas gostarem do Gnome 3? E o que ofereceremos como alternativa para aqueles que ainda não querem mudar? ".

Gnome 3 e MGSE

Gnome 3 é brilhante, elegante e moderno, apesar de ainda ter alguns problemas:
- ele muda a forma como as pessoas usam seu computador.
- é centrada em aplicativos, e não em tarefas (você alterna entre aplicativos, e não entre janelas)
- não trabalha bem com múltiplas tarefas (você não pode ver as janelas abertas, ícones na barra do sistema, etc.)
Usamos menus de aplicativos, listas de janelas e outros recursos do desktop tradicional, há muito tempo. O Gnome 3 está mudando isso e desenvolvendo uma maneira melhor para interagimos com o computador. Do nosso ponto de vista, não temos certeza que eles estão certos ou errados. O que sabemos é que se não forem dadas opção aos usuários, eles ficarão frustradas com o Sistema Operacional, já que o computador deve trabalhar para eles e faze-los se sentir confortáveis. O Linux Mint 12 com o Gnome 3, vai te deixar interagir com o computador de duas maneiras diferentes: da maneira tradicional ou da nova, e cabe a você decidir.

Para isso, nós desenvolvemos "MGSE" (Extensões Mint para o Gnome Shell), que é uma camada em cima da área de trabalho do Gnome 3, que torna possível usa-lo da maneira tradicional. Você pode desativar todos os componentes dentro do MGSE e usar o Gnome 3 puro, ou pode habilitar todos os componentes e trabalhar de forma semelhante ao que você estava acostumado ou escolher só os componentes que te interessam e montar seu próprio ambiente de trabalho.

As principais características em MGSE são:
- o painel inferior
- o menu de aplicativos
- a lista de janelas
- a área de trabalho centrada em tarefa (ou seja, você alterna entre janelas e não entre aplicativos)
- os ícones da barra do sistema visível
MGSE também inclui extensões adicionais, tais como um indicador do media player, e outro inúmeros avanços.
Aqui é o que parece:

[img width=427]http://www.linuxmint.com/tmp/blog/1851/thumb_linuxmint12-preview.png[/img]
Como você pode ver, é um novo desktop com componentes tradicionais. Estamos animados com a nova tecnologia, mas é importante que todos se sintam familiarizados. Assim, uma área de trabalho Mint parece e se comporta como uma área de trabalho Mint. Podemos iniciar aplicativos a partir do menu inferior esquerdo. Alternar entre aplicativos e espaços de trabalho usando a lista de janelas ou atalhos de teclado, manter um olho em suas notificações no topo e acessar as atividade a partir do canto superior esquerdo.

Fallback Mode
Gnome 3 requer aceleração de vídeo e a maioria dos sistemas atualmente têm. Você poderá executar o Gnome 3 dentro do Virtualbox e desfrutar o Gnome 3 e MGSE sem drivers adicionais. Também pode executa-lo em " Fallback Mode".

Não se engane sobre o "Fallback Mode", apesar de sua aparência, não tem nada a ver com o Gnome 2! É um componente do Gnome 3 e totalmente incompatível com applets do Gnome 2. É chamado apropriadamente de "Fallback Mode" quando não se pode acessar o Gnome Shell, mas com o tempo mais hardware serão compatíveis.

MATE
MATE é um fork do Gnome 2.32 que se comporta exatamente como o Gnome 2.

O problema com o Gnome 2.32 é que ele entra em conflito com Gnome 3. Ele cria uma série de problemas dentro do repositórios e não seria possível aos usuários executa-lo em conjunto com o Gnome 3. O MATE, por outro lado é supostamente compatível. Assim você poderia ter tanto MATE e Gnome 3 instalado em seu computador e ser capaz de alternar entre os desktops a partir da tela de login.

Na prática, MATE é um projeto novo e entra em conflito com o Gnome 3 em muitas áreas. No momento, estamos trabalhando com os desenvolvedores de MATE para identificar e corrigir esses conflitos para que possamos ter o Gnome 3 e o MATE instalado por padrão na edição em DVD do Linux Mint 12. Outro problema com MATE é que, para ser compatível com Gnome 3, teve que sofrer varias modificações, e como conseqüência, aplicativos e temas do Gnome 2 precisam ser migrados para MATE para se tornarem compatíveis. Os conflitos com Gnome 3 e as migrações dos aplicativos e temas são fáceis de corrigir então, MATE entrará no LiveDVD. É provável que venha com algumas arestas mas, com seus comentários, seremos capazes de resolver os problemas mais rapidamente.

Motores de busca
Daqui para frente, não iremos usar um motor de busca personalizado. O Linux Mint é o quarto sistema operacional mais popular do mundo, com milhões de usuários e possivelmente superará o Ubuntu este ano. E bem significativo a receita gerada pelos usuários do Linux Mint quando eles vêem e clicam nos anúncios provenientes desses motores de busca. Até agora, esta receita vai inteiramente para os motores de busca. Nosso objetivo é que parte dessa receita ajude a financiar o linux Mint. Motores de busca que não compartilharem as receitas geradas por nossos usuários, serão removidos do Linux Mint e podem ter seus anúncios bloqueados.

No Linux Mint 12 e os próximos lançamentos esperamos fornecer aos usuários os seguintes motores de busca comercial: Ask.com, Google, Amazon, eBay e o não comercial: Wikipedia. O linux Mint não mais será financiado somente por doações e patrocínios. De agora em diante, a cada pesquisa que você fizer e produtos que você comprar vai ajudar a financiar nosso projeto.

ETA
Tradicionalmente, liberamos no final de novembro, geralmente em torno do dia 20. Como a qualidade é mais importante do que o prazo, não vamos liberá-lo até estarmos totalmente satisfeitos e por isso não posso dizer, com certeza, quando isso vai acontecer.

No momento, nosso ambiente de trabalho Gnome 3 está totalmente pronto e funcional. Foram identificados 10 bugs, mas todos eles são insignificantes podendo ser corrigidos antes ou pós - RC.

Nós compilamos e instalamos o MATE em um Ubuntu 11.10 para teste e foi bem sucedido a gestão de ambos os desktops. Agora estamos portando ele para o Mint, progredindo lentamente mas com segurança. Não estamos com 100% de certeza que o MATE estará pronto para o RC, mas esperamos que sim.

As negociações com os motores de busca ainda estão em curso, de modo que o RC pode perder alguns deles que poderão ser adicionados mais tarde na versão estável. Nosso objetivo é ter o RC em 11 de novembro mas se o padrão de qualidade estiver em jogo esta data torna-se irrelevante.

Feedback e reações
Estamos usando o Gnome 2 desde 2006 e é considerado por muitos como o melhor desktop disponível. Com o Gnome 3, queremos fazer o mesmo novamente e deixar as pessoas decidirem o que querem, se querem um Gnome 3 puro ou em conjunto com o MGSE, ou o MATE. Estamos lidando com três novas tecnologias e em muitos aspectos estamos começando do zero novamente. Com estas informações você terá uma idéia melhor de como o Linux Mint 12 vai ser.

Obrigado por utilizar o Linux Mint. Espero que gostem e estou ansioso para ler seus comentários.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.