Um velho, novo usuário

Boa noite,

Hoje resolvi deixar meu relato aqui para que talvez, possa servir de incentivo para outras pessoas.

Sou usuário linux há pouco tempo, tenho ele no meu pc, rodando como sistema principal a pouco mais de 2 anos, mas sou um cara que aprende rápido e sou bastante metódico e chato, o que faz com que eu queira ir a fundo no que faço. No início, tentei Ubuntu pois imaginei que para alguém que nunca usou, seria bom no ponto de fazer muita coisa automática para mim, mas eu poder olhar o sistema a fundo, mas não fiquei muito tempo, me incomodou muito o fato de que tudo que eu procurava sobre arquivos de configuração mudava de versão para versão, tipo, o que funcionava na 8 (a atual na época) não era igual a da 7, ou mudou de novo na versão 9. Ele não era fiel ao local dos arquivos.

Bem, resolvi ir para o Slackware, afinal, eu queria mesmo era aprender. E aprendi muito, mas muita coisa no sistema não funcionava do jeito que eu queria e eu não tinha tempo para ler a documentação. Sei que a culpa era minha, não do sistema, e resolvi tentar o Arch, já que era baseado em Slackware, tinha a mesma filosofia, mas já tinha um bom gerenciador de pacotes. Nossa, outro mundo, tudo funcionava melhor, eu tinha problemas, mas era muito mais facil de resolver, já que não tinha que ficar um bom tempo compilando fontes para tentar consertar alguma função que não funcionava direito, bastava deixar por conta do pacman (gerenciador de pacotes do Arch). Mas aí chegou o gnome 3 e eu sou daqueles que acham que o gnome 3 não ta legal ainda, e embora muita gente critique os que pensam como eu, eu não até queria cooperar para um sistema melhor, mas acho que os desenvolvedores falharam em mudar algo que deu certo para impor algo que eles achavam certo.

Acontece que na época do Slackware, eu tinha ouvido de um tal de linux Mint, mas achei que era apenas mais uma daquelas distribuições de revista que você compra na banquinha e nem dei bola, foi quando há duas semanas um amigo meu, sabendo que gosto de linux, me mostrou uma distribuição que ele colocou no lugar do Ubuntu e que tava adorando e eu me surpreendi ao ver que era aquela distribuição que eu havia ignorado e resolvi dar uma chance, pois não estava me acertando com o gnome 3 e não tinha achado como rodar o gnome 2 com o novo kernel que melhorou muito o desempenho do meu computador. Bem, resolvi usar o LMDE e estou adorando esta distribuição, ela é rápida, tem o melhor do gnome2 com o kernel 3, é simples de usar e o melhor, os arquivos de configuração estão exatamente no lugar onde deveriam estar, e eu posso seguir o fórum do ubuntu, debian, ou qualquer outra na mesma linha. Simplesmente maravilhoso.

No momento já estou até pensando em trocar o Windows 7 lento do computador da minha mãe pelo Mint, já que é muito belo e fácil de usar. Foram pouquissimas coisas que me incomodaram no Mint, mas coisa que só gente chata como eu reclamaria, tipo os 3 segundos a mais que o MintMenu demora para aparecer depois de carregar os paineis no gnome. Mas nada que não se resolva e que tire o brilho desta bela distribuição.

Desculpe o relato longo, mas eu me empolgo pra escrever, to até pensando em começar um blog por causa deste meu jeito. Abraço a todos, espero logo terminar minha faculdade e poder contribuir para melhorar ainda o Mint. E louco para ver o que estes caras fizeram com o Gnome 3.

Comentários

• klodsklods clodoaldops
    editado novembro 2011
    Uso LM desde o LM7-Gloria que sempre está em dual-boot ou triboot no meu desktop e fazndo testes no notebook.
    Mas eu não uso o LMDE, prefiro o LMUE com versões semestrais.
    Bem-vindo ao Linux Mint BR.
  • rweurweu rweu
    editado novembro 2011
    Bom dia a todos,

Ok Leduck, seja bem vindo!
    Tô vendo que voce gosta de escrever, e te dou maior força para o tal Blog que voce quer montar.

Se voce me permite, vou te dar uma dica, tenha mais esmero com a conformação do post ou de uma eventual blogagem; o teu post ficou um "bloco" só, quando deveria ter "N" parágrafos.
    Desse jeito a leitura fica dificultada e desconfortável.
    Não sou professor de portugues frustado, mas como temos aqui um eventual novo Blog no pedaço, não poderia deixar passar.

Voce sabe que muita gente em fóruns, age assassinando o portugues?, pois é, mais Linux também é cultura geral.

Ainda se voce me permite uma pequena correção, o ARCH, não é oriundo do Slack, ele é oriundo dio CRUX, muito embora ele seja "parecido" com o Slack.
    Voce pode verificar isso aqui no wikipedia
    ...> http://pt.wikipedia.org/wiki/Arch_Linux

E era isso meu caro, no mais seja muito bem vindo ao Mint e um bom Blog para voce, estamos no aguardo!
  • editado novembro 2011
    Obrigado a todos pelos boas-vindas...

Quanto as dicas, rweu, eu agradeço muito. Criticas, ainda mais construtivas, são sempre bem-vindas. O que houve foi que decidi entrar no fórum ontem no final da noite, e após escrever o texto, minha esposa precisou urgente de mim e não tive tempo de formatar melhor o texto... Quanto ao Arch ser derivado do Crux, foi uma grande novidade pra mim, já que quem me indicou ele, falou do slackware e como a inicialização de ambos é baseada no bsd, nunca mais pesquisei sobre o assunto e tomei por verdade sobre a origem baseada no slackware.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.