Quero instalar o Mint, mas...

editado novembro 2011 em Café com Menta
pessoal, uso linux somente no meu netbook, pois é onde a minha esposa não tem o direito de usar o meu pc (ela tem o seu laptop e, além disso, o desktop). todavia, acabei convencendo-a para instalar, em dual boot com windows xp, o mint no desktop, mas estou com problemas para dar o boot via cd com esse windows, ou seja, não dá mais o boot. o boot, pelo cd, somente ocorreu uma vez depois disto nem 'chovendo canivete' dá certo. noutras palavras,não consigo dar mais o boot pelo cd. como poderia resolver isto para instalar o mint?

vlw fwi, Holmes 8-)

Comentários

• CretoCreto Paulo Benedito
    editado novembro 2011
    Olá meu caro amigo [b]Holmes[/b],

Por partes, lhe farei certas lembranças para ver se não tá esquecendo nada, certo?!!!

- Você já olhou a Bios?
    - Já testou o mesmo CD/DVD em outro PC? (Pressunho que sim)
    - O fator leitora/gravadora, já foi verificado? (Pode estar com problema de leitura.)
    - Já tentou usar o pendrive para a instalação?

Como vê amigo, pode ser que esteja esquecendo de algum desses fatores mencionados, se não, ainda tem o fato da desfragmentação do "rwínasxp" ops desculpe windows xp.

Faça esses testes e volte a nos dizer o que ocorre ao tentar dar o boot pelo cd.

T+
  • editado novembro 2011
    Holmes,quando você diz que o BOOT ocorreu somente uma vez, você quer dizer que uma vez ocorreu o Boot, e em seguida você conseguiu, por exemplo acessar o Firefox no live cd e navegar na internet.
    Para ter certeza que o conputador esta configurado para dar o Boot pelo CD, é necessário entrar na BIOS do computador e verificar se -CD-ROM é a primeira opção de BOOT --1st Boot Device--
    No Desktop, para entrar na BIOS, é necessário reiniciar/ligar o computador e em seguida ficar apertando a tecla -DELETE- até aparecer a BIOS.

Se a BIOS estiver configurada corretamente, pode ser que o CD esteja com problemas.

Existe a OPÇÃO de INSTALAÇÃO através de um PEN-DRIVE. Mas também é necessário configurar a BIOS, para dar o BOOT pelo DRIVE; na BIOS é necessário colocar como --1st Boot Device-- a opção --FLASH Drive--

No caso de usar a opção -instalar pelo pen-drive- pode ser necessário após instalado o MINT, entrar novamente na BIOS e reconfigurar para a opção anterior, ou seja, CD-ROM como primeira opção de BOOT.

Criando um pendrive de boot (LiveUSB) Linux através do Windows:
    http://linuxnanet.com/2010/02/criando-um-pendrive-de-boot-liveusb-linux-atraves-do-windows.html

OBS: O Pen-Drive precisa ser formatado para FAT32,
    Coloque o pen-drive no computador, e formate ele pelo windows. Computador > Disco F > click-direito no mouse > Formatar
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.