LMDE 4 ou Mint 20.1?

Vou ter que que instalar um sistema 32 bits num computador antigo e depois de muito rodar pelo mundo Linux, achei que a melhor opção mesmo seria o LMDE. Testei na máquina virtual e achei ele fantástico, muito bom. Ai me bateu uma curiosidade: eu também pretendo colocar um ssd em meu notebook de trabalho. Será que o LMDE seria também uma escolha acertada para meu notebook ou devo instalar o Mint 20.1 por uma questão de facilidade de instalação de programas, pacotes atualizados via ppa e etc?

Comentários

  • Vou ter que que instalar um sistema 32 bits num computador antigo e depois de muito rodar pelo mundo Linux, achei que a melhor opção mesmo seria o LMDE. Testei na máquina virtual e achei ele fantástico, muito bom. Ai me bateu uma curiosidade: eu também pretendo colocar um ssd em meu notebook de trabalho. Será que o LMDE seria também uma escolha acertada para meu notebook ou devo instalar o Mint 20.1 por uma questão de facilidade de instalação de programas, pacotes atualizados via ppa e etc?

    Bem que eu pode entender você fala de duas maquinas, uma de 32 bits e antiga e outra que você pretende colocar um SSD. Para essa maquina antiga deve sair bem com o LMDE 32 Bits já que o Mint 20X não tem mais versões 32 bits.

    Agora essa outra maquina do trabalho se ela oferece suporte a 64 Bits você pode ir de Mint 20 por ser mais "atual".
  • Exatamente! Minha máquina mais nova, é um notebook Acer Aspire 3 , i3. Como eu disse antes, eu testei o LMDE para a máquina velha e fiquei pensando, vou colocar um ssd aqui no meu note, vou ter que instalar o S.O. de novo. Por que não colocar o LMDE nessa máquina também?
  • Eu vi uma discussão sobre isso no fórum do Mint em inglês, mas os caras viajaram muito nas respostas. Pior é que tem gente que fala do LMDE, mas não está falando da versão dessa última, o LMDE 4 e sim da anterior...

  • O LMDE é baseado no Bebian e por isso ele é bem "desatualizado" em vista do Mint 20X, tem o kernel mais antigo e estável assim como alguns aplicativos.
    Se você que estabilidade vai de LMDE (Linux Mint Debian Edition), agora quer uma versão mais atualizada vai de Linux Mint 20 baseado no Ubuntu.
  • Valeu! Obrigado!
  • Neste novo retorno ao Linux Mint, preferi o LMDE 4 porque creio que ele é mais leve e suave, afinal estou em um ThinkPad X200 de processador Dual-Core.
    O LMDE 4 não tem versão Mate Desktop e eu fui instalar o Cinnamon querendo substitui-lo. Mas não precisei, porque logo na segunda ligada, depois de fazer atualizações, o LMDE 4 já ligou no Mate em fallback mode. Só precisei de terminar a instalação e remover vários pacotes do Cinnamon.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.