[Dúvida]Criar swap após a instalação do SO
linuzmanic
Linuz
Pessoal é o seguinte;
Instalei o mint sem swap
como poderia estar criando este swap já com o sistema instalado?
Instalei o mint sem swap
como poderia estar criando este swap já com o sistema instalado?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Como preparar o hd no gparted? Estou com hd novo e todas as minhas tentativas nao deram em nada.
Tentei primeiro fazendo uma particao ext3, a instalacao nao seguiu adiante.
Deixei esta particao e acresentei o swap. Nada.
Deletei as duas e tentei ext4. Nada.
Adicionei swap e mais uma extendida. Nada.
Se tiver as instrucoes corretas, eu agradeceria se me passasse. Estou tentando desde ontem
Hoje tb acordei cedinho pra resolver isso e ate agora nao consegui nem um suspiro do Linux no hd.
O cd esta ok, fiz a verificacao no iso qdo baixei e fiz a verificacao pelo proprio cd. As duas verificacoes deram ok.
beijinhos
neste momento meu HD está sem partição alguma.
Tentei o "help" do mint mas não consigo entender os termos técnicos em ingles.
Não sei quando usar partição lógica, primária e/ou extendida.
label... o que preencher em cada partição que for necessária criar?
quando e onde usar a "/"?
Naveguei bastante pela internet e todas as instruções que encontrei pedem pra instalar o windows e depois instalar o linux. Não vou usar o windows portanto não estou vendo nenhuma lógica em instalar um sistema operacional para depois instalar outro e, finalmente, deletar o primeiro sistema instalado. Esse passo a passo é muito complicado e não ajuda em nada.
Quero só o linux no meu hd pois todos os programas que mais gosto são originariamente criados para o linux.
Estou desde ontem à noite tentando. Hoje acordei às 4h pra resolver esse problema na instalação. Todas as vezes que tentei a instalação, fica parado no passo 4... não aparece a partição para instalar o linux.
beijinhos
Instalei o mint sem swap
como poderia estar criando este swap já com o sistema instalado?[/quote]
Abra o terminal e digite:
sudo dd if=/dev/zero of=/tmp/swap.img bs=1024 count=512000
O comando acima criará 512 MB de swap no diretório /tmp. Vc poderá escolher um outro diretório qualquer.
sudo mkswap /tmp/swap.img
O comando acima formatará o arquivo que será usado como swap
sudo swapon /tmp/swap.img
Esse comando ativará a nossa swap. Pronto. Se quiser comprova antes de fazer tudo isso faça:
free -omt
e veja quanto tens de swap. Após fazer os comandos acima verás que terá mais 512 de RAM a mais. Se quiser desabilitar a swap:
sudo swapoff /tmp/swap.img
Abraços
e como eu posso configurar a prioridade mais baixa do swap?
Mas o que podes fazer é diminuir ou aumentar o uso do swap. Para isso abra o terminal e veja quanto o seu sistema está utilizando de RAM com o comando:
sudo cat /proc/sys/vm/swappiness
Geralmente fica em torno de 60 ou seja que está utilizando mais swap que a RAM. Caso deseje mudar:
sudo sysctl -w vm.swappiness=10
Caso não goste do resultado vá aumentando ou diminuindo esse valor. Após isso defina o resultado editando o arquivo:
sudo gedit /etc/sysctl.conf
e adicione a linha no final do arquivo:
vm.swappiness=10
Exibe a mensagem "Not enough swap" ...
Fora isso, não notei problemas, tenho 3GB de RAM e criei na instalação uma swap de 1GB, apesar que nunca chegou a usar a swap até agora.
Quando (ou quanto) exatamente de memoria se aconselha usar uma partição Swap?
Pergunto pois em meu PC antigo tinha 512 e com swap eu notava uma bela diferença. E hoje com meus 4GB nao noto a menor diferença entre ter ou não swap.
Elkron,
se você quiser apenas instalar o Linux Mint em seu HD, no momento da instalação, você pode escolher para que ele utilize o HD inteiro para mint, assim você não terá problemas em escolher tamanhos de partições e locais de instalações...
Acredito que se você não quer fazer nada muito avançado essa seria uma ótima solução, quem sabe depois que você tiver mais acostumado com o linux, ao instalar um novo linux mint você já não tenha problemas quanto a isso.
Mas qualquer dúvida que surgir, pode postar aqui, estaremos te ajudando...