mas realmente, hoje surtei, depois de meia hora
fazendo um script em py, o teclado zica, da um freeze,...aff
agora do nada, comecou a travar apenas o teclado, que e ps2,....affffff....vou ver se acho um adaptador de ps2 pra usb
pra testar.
Gostaria de deixar minha experiencia que poderá ajudar alguém. Já tinha linux instalado a muito tempo, estava usando a versão: Sara, e lá uma vez ou outra travava o teclado e o video, mas os HDs terminavam de fazer as copias e o mouse funcionava normal, mas não obedece os comandos, restava apenas o botão de reset. Com dmesg vi que aparecia alguma linha vermelha com HD onde estava o sistema gravado, então arrumei HD novo e já instalei o Trícia 19.3 Cinnamom. Aí que começo a travar muito. Troquei as memórias com outro pc, não resolveu, retirei a placa de vídeo Gforce (tava brigando pra instalar o drive), usei o video on board da placa mãe, enfim, o pc pelado ainda travava. Então fui observar a placa mãe se não tinha algum ponto de aquecimento ou algum defeito aparente com a lupa, e nada. Retirei a bateria pra evitar algum curto na placa. Resolvi finalmente olhar os contatos do processador.. Olha aí, tinha muita poeira em baixo que o cooler jogava, e uma carreira de pinos com aparência não brilhante como as demais, apliquei limpa contato, evitei tocar com a mão pra não agredir com eletrostática, troquei o cooler por um que assopra de lado, passei pasta térmica, e remontei. Ao montar pra testar, apareceu um problema: minha BIOS não tinha opção de UEFI e tinha sido gravado pelo programa de instalação, ao retirar a bateria, esqueceu. Solução: entrar com pendrive de instalação na opção UEFI, e dentro do linux do pendrive, utilizar boot repair, ele reinstala o grub de UEFI e volta funcionar de novo. Fiquei muito satisfeito com todos os resultados, pois o computador não travou mais. Acredito que ao mudar de sistema operacional, e apareça coisas parecida com estas, deve ser porque as rotinas de utilização de hardware no linux são diferentes de outros sistemas operacionais, portanto, a afirmativa que não tinha isso antes de instalar o linux não atende necessariamente neste caso. Se não é HD, não é memoria, teclado e mouse, nem placa de vídeo, as opções apontam pra placa mãe e processador. Como estava funcionando aparentemente normal, a oxidação dos contatos é uma coisa possível e comum de acontecer, talvez seja um bom lugar pra começar a tentar resolver o problema. Da próxima vez, vou começar pelos contatos do processador. Cordial abraço a todos.
Comentários
mas realmente, hoje surtei, depois de meia hora
fazendo um script em py, o teclado zica, da um freeze,...aff
agora do nada, comecou a travar apenas o teclado, que e ps2,....affffff....vou ver se acho um adaptador de ps2 pra usb
pra testar.
Com dmesg vi que aparecia alguma linha vermelha com HD onde estava o sistema gravado, então arrumei HD novo e já instalei o Trícia 19.3 Cinnamom. Aí que começo a travar muito. Troquei as memórias com outro pc, não resolveu, retirei a placa de vídeo Gforce (tava brigando pra instalar o drive), usei o video on board da placa mãe, enfim, o pc pelado ainda travava. Então fui observar a placa mãe se não tinha algum ponto de aquecimento ou algum defeito aparente com a lupa, e nada. Retirei a bateria pra evitar algum curto na placa. Resolvi finalmente olhar os contatos do processador.. Olha aí, tinha muita poeira em baixo que o cooler jogava, e uma carreira de pinos com aparência não brilhante como as demais, apliquei limpa contato, evitei tocar com a mão pra não agredir com eletrostática, troquei o cooler por um que assopra de lado, passei pasta térmica, e remontei.
Ao montar pra testar, apareceu um problema: minha BIOS não tinha opção de UEFI e tinha sido gravado pelo programa de instalação, ao retirar a bateria, esqueceu.
Solução: entrar com pendrive de instalação na opção UEFI, e dentro do linux do pendrive, utilizar boot repair, ele reinstala o grub de UEFI e volta funcionar de novo.
Fiquei muito satisfeito com todos os resultados, pois o computador não travou mais.
Acredito que ao mudar de sistema operacional, e apareça coisas parecida com estas, deve ser porque as rotinas de utilização de hardware no linux são diferentes de outros sistemas operacionais, portanto, a afirmativa que não tinha isso antes de instalar o linux não atende necessariamente neste caso.
Se não é HD, não é memoria, teclado e mouse, nem placa de vídeo, as opções apontam pra placa mãe e processador. Como estava funcionando aparentemente normal, a oxidação dos contatos é uma coisa possível e comum de acontecer, talvez seja um bom lugar pra começar a tentar resolver o problema. Da próxima vez, vou começar pelos contatos do processador.
Cordial abraço a todos.