placa de video SIS 771 / 671 PCIE VGA Display Apapter

A placa não altera a resolução de de vídeo, fica em 640 x 480, tenho que editar o grub.cfg e alterar a resolução para 1280 x 768 manualmente.
Como sou leigo no linux, estou perdido.
Desde de já, agradeço;
«1

Comentários

• editado março 2017
    @eduardo_nunes , essas SIS 771 sempre causam uns probleminhas mesmo, infelizmente. :/

Para editar o arquivo grub.cfg, você precisará abrir seu gerenciador de arquivos como administrador (root). Faça todo o procedimento com extrema cautela, pois você estará com acesso irrestrito ao sistema. Se remover ou modificar algo crítico, toda a sua instalação pode ficar comprometida.

Como não sei qual o ambiente gráfico que você usa e nem tampouco o gerenciador de arquivo usado por você, vou fornecer os comandos para os mais conhecidos gerenciadores:
    • Abra uma sessão de terminal: Ctrl + Alt + T;
    • No terminal, dependendo do seu gerenciador de arquivos, digite: sudo dolphin /boot/grub/ (para o ambiente KDE) ou sudo caja /boot/grub/ (para o ambiente Mate) ou sudo thunar /boot/grub/ (para o ambiente XFCE) ou ainda sudo nemo /boot/grub/ ou sudo nautilus /boot/grub/ (se instalou e usa um dos dois);
    • Antes de editar o grub.cfg, faça uma cópia dele. Se algo der errado, você pode recuperar o arquivo original;
    • Abra o grub.cfg, procure a linha onde consta a resolução, salve e feche;
    • Feche o gerenciador de arquivos;
    • Reinicie o o computador.

Fique com Deus.
  • Boa noite,
    Não encontrei nada.
  • Boa noite,
    Não encontrei nada.

No arquivo?

• ... tenho que editar o grub.cfg e alterar a resolução para 1280 x 768 manualmente.

Onde você obteve esta informação?

Eu não conferi o conteúdo do arquivo; apenas te orientei como ter acesso à edição dele. Presumi que você tinha encontrado algum tutorial.

Vamos, então, trabalhar em seu problema. Aguarde, por favor.

Fique com Deus.
  • ok, obrigado
  • Instalei em um notebook um pouco antigo o Mint 18.1 64b. Está redando sem erros, porém um pouco lento e acredito ser problema com o vídeo.
    - O processador é Intel(R) Pentium(R) Dual CPU T3400 @ 2.16GHz
    - A memória RAM instalada é 4gb, porém marca 3,7. Entendo que é porque a placa de vídeo compartilha a memória, tendo eu definido o tamanho máximo permitido na bios (256mb)
    - A placa de vídeo acredito ser SIS 671, mas não tenho certeza. on board.

Embora antigo, não acho uma configuração ruim, porém a lentidão de tela é grande.

Além disto, sempre que ligo aparece uma mensagem dizendo "O Cinnamon está rodando sem aceleração do hardware de vídeo...", porém não encontrei como resolver.

Antecipadamente, agradeço a ajuda.
  • editado março 2017
    @ederdomingues , movi sua discussão para uma sala mais adequada.

Tenta com esta dica a seguir:
    https://morvlab.wordpress.com/2016/05/31/atualizacao-configurando-sis67172-no-ubuntu-16-04/

Fique com Deus.
  • @malvescardoso, inicialmente obrigado por adequar minha dúvida no fórum.
    Partindo da dica que me enviou cheguei em uma página:

https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/sis

que tinha um passo-a-passo impossível de errar.

Agora a resolução está 1280x800 e as imagens estão "mais vivas".

Porém, continua sempre aparecendo no canto superior direito da tela, quando ligo, a mensagem "O Cinnamon está rodando sem aceleração do hardware de vídeo..." e o comando glxgears roda (as engrenagens aparecem rodando e tal) porém da um erro no início:

libGL error: unable to load driver: sis671_dri.so
    libGL error: failed to load driver: sis671
    842 frames in 5.0 seconds = 168.248 FPS
    930 frames in 5.0 seconds = 185.900 FPS
    920 frames in 5.0 seconds = 183.933 FPS
    1009 frames in 5.0 seconds = 201.712 FPS

E percebo uma lentidão, especialmente quando estou digitando algo.

Caso alguém tenha mais alguma dica, agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.