[Resolvido] Sistema iniciando sem som após atualização
Atualmente, estou testando a versão recente (18.2 "Sonya") com Xfce e atualizei o kernel para a versão mais recente disponibilizada pelo gerenciador de atualizações. Acontece que, em meu PC, com o Linux Mint 17.3, o som funciona perfeitamente, mas, nas versões 18.x, só consigo som se ajustar manualmente os volumes pelo "alsamixer" (sudo alsamixer). Só que tenho de realizar os ajustes de volume toda vez que (re)inicio meu computador, pois o comando "sudo alsactl store", aparentemente, não está gravando os ajustes ou não parte junto com o sistema. Na versão anterior do Mint, a 18.1, contornei o problema, usando o aumix (criei um lançador para a área de trabalho com as configurações de volume), mas agora nem ele está funcionando (nem arranca, aliás). Sugestões?
Por enquanto, a “Sonya” está em partição de testes. Apenas farei a instalação definitiva após solução desse inconveniente.
Fiquem com Deus.
Por enquanto, a “Sonya” está em partição de testes. Apenas farei a instalação definitiva após solução desse inconveniente.
Fiquem com Deus.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
**** Lista de Dispositivos PLAYBACK Hardware **** placa 0: PCH [HDA Intel PCH], dispositivo 0: ALC269VB Analog [ALC269VB Analog] Dispositivo secundário: 1/1 Dispositivo secundário #0: subdevice #0 placa 0: PCH [HDA Intel PCH], dispositivo 3: HDMI 0 [HDMI 0] Dispositivo secundário: 1/1 Dispositivo secundário #0: subdevice #0
E esta é a saída do comando aplay -L:
default Playback/recording through the PulseAudio sound server null Discard all samples (playback) or generate zero samples (capture) pulse PulseAudio Sound Server sysdefault:CARD=PCH HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Default Audio Device front:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Front speakers surround21:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 2.1 Surround output to Front and Subwoofer speakers surround40:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 4.0 Surround output to Front and Rear speakers surround41:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 4.1 Surround output to Front, Rear and Subwoofer speakers surround50:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 5.0 Surround output to Front, Center and Rear speakers surround51:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 5.1 Surround output to Front, Center, Rear and Subwoofer speakers surround71:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 7.1 Surround output to Front, Center, Side, Rear and Woofer speakers hdmi:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, HDMI 0 HDMI Audio Output dmix:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Direct sample mixing device dmix:CARD=PCH,DEV=3 HDA Intel PCH, HDMI 0 Direct sample mixing device dsnoop:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Direct sample snooping device dsnoop:CARD=PCH,DEV=3 HDA Intel PCH, HDMI 0 Direct sample snooping device hw:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Direct hardware device without any conversions hw:CARD=PCH,DEV=3 HDA Intel PCH, HDMI 0 Direct hardware device without any conversions plughw:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Hardware device with all software conversions plughw:CARD=PCH,DEV=3 HDA Intel PCH, HDMI 0 Hardware device with all software conversions
Fiquem com Deus.
Sou novo no fórum e meu notebook está com alguns problemas parecidos. Pensei que os alto-falantes tinham pifado, mas quando coloquei o pendrive para instalação eles funcionaram direitinho. Qual foi a alteração que você fez? Quero tentar aqui pra ver se funciona. O som sai normalmente no fone de ouvido.
Fique com Deus.
Para usá-los, você terá que, com muita, mas muita cautela, entrar no gerenciador de aquivos como administrador (root) e acessar a pasta "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/". Para abrir o gerenciador, você pode usar o terminal (Ctrl+Alt+T) com o comando: sudo nome_do_gerenciador de arquivos. O gerenciador de arquivo muda conforme o ambiente gráfico. Qual você usa: Xfce, MATE, Cinnamon ou KDE?
Após acessada a pasta, por segurança, faça uma cópia dos seguintes arquivos: analog-output.conf, analog-output-headphones.conf, analog-output-speaker.conf e analog-output-speaker-always.conf. Feito isso, descompacte o anexo e cole os arquivos na pasta "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/", sobrescrevendo os respectivos arquivos.
Se o áudio não funcionar, basta deletar os arquivos novos de lá e colocar os arquivos originais de volta. Atente-se em deixá-los com os nomes originais.
Sucesso!
Fique com Deus.
sudo nemo
.