[Resolvido] Sistema iniciando sem som após atualização

editado julho 2017 em Sistema
Atualmente, estou testando a versão recente (18.2 "Sonya") com Xfce e atualizei o kernel para a versão mais recente disponibilizada pelo gerenciador de atualizações. Acontece que, em meu PC, com o Linux Mint 17.3, o som funciona perfeitamente, mas, nas versões 18.x, só consigo som se ajustar manualmente os volumes pelo "alsamixer" (sudo alsamixer). Só que tenho de realizar os ajustes de volume toda vez que (re)inicio meu computador, pois o comando "sudo alsactl store", aparentemente, não está gravando os ajustes ou não parte junto com o sistema. Na versão anterior do Mint, a 18.1, contornei o problema, usando o aumix (criei um lançador para a área de trabalho com as configurações de volume), mas agora nem ele está funcionando (nem arranca, aliás). Sugestões?

Por enquanto, a “Sonya” está em partição de testes. Apenas farei a instalação definitiva após solução desse inconveniente.

Fiquem com Deus.
«1

Comentários

• editado julho 2017
    Eis a saída do comando aplay -l:
    **** Lista de Dispositivos PLAYBACK Hardware **** placa 0: PCH [HDA Intel PCH], dispositivo 0: ALC269VB Analog [ALC269VB Analog] Dispositivo secundário: 1/1 Dispositivo secundário #0: subdevice #0 placa 0: PCH [HDA Intel PCH], dispositivo 3: HDMI 0 [HDMI 0] Dispositivo secundário: 1/1 Dispositivo secundário #0: subdevice #0
    E esta é a saída do comando aplay -L:
    default Playback/recording through the PulseAudio sound server null Discard all samples (playback) or generate zero samples (capture) pulse PulseAudio Sound Server sysdefault:CARD=PCH HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Default Audio Device front:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Front speakers surround21:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 2.1 Surround output to Front and Subwoofer speakers surround40:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 4.0 Surround output to Front and Rear speakers surround41:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 4.1 Surround output to Front, Rear and Subwoofer speakers surround50:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 5.0 Surround output to Front, Center and Rear speakers surround51:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 5.1 Surround output to Front, Center, Rear and Subwoofer speakers surround71:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog 7.1 Surround output to Front, Center, Side, Rear and Woofer speakers hdmi:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, HDMI 0 HDMI Audio Output dmix:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Direct sample mixing device dmix:CARD=PCH,DEV=3 HDA Intel PCH, HDMI 0 Direct sample mixing device dsnoop:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Direct sample snooping device dsnoop:CARD=PCH,DEV=3 HDA Intel PCH, HDMI 0 Direct sample snooping device hw:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Direct hardware device without any conversions hw:CARD=PCH,DEV=3 HDA Intel PCH, HDMI 0 Direct hardware device without any conversions plughw:CARD=PCH,DEV=0 HDA Intel PCH, ALC269VB Analog Hardware device with all software conversions plughw:CARD=PCH,DEV=3 HDA Intel PCH, HDMI 0 Hardware device with all software conversions
  • Usando o speaker-test:
    speaker-test 1.1.0

Dispositivo de reprodução é default
    Parâmetros do stream são 48000Hz, S16_LE, 1 canais
    Usando 16 oitavas de ruído rosa
    Taxa alterada para 48000Hz (requisitada 48000Hz)
    Tamanho do buffer tem um intervalo de 192 à 2097152
    Tamanho do período tem um intervalo de 64 à 699051
    Usando tamanho máximo de buffer 2097152
    Períodos = 4
    period_size definido = 524288
    buffer_size definido = 2097152
     0 - Da Esquerda
    Tempo por peíodo = 10,937630
     0 - Da Esquerda
    Tempo por peíodo = 10,938055
     0 - Da Esquerda

Assim por diante...
  • editado julho 2017

Acontece que, em meu PC, com o Linux Mint 17.3, o som funciona perfeitamente, mas, nas versões 18.x, só consigo som se ajustar manualmente os volumes pelo "alsamixer" (sudo alsamixer). Só que tenho de realizar os ajustes de volume toda vez que (re)inicio meu computador, pois o comando "sudo alsactl store", aparentemente, não está gravando os ajustes ou não parte junto com o sistema.

O que mais me intriga aqui é o fato de não conseguir gravar as configurações do alsamixer pelo comando "sudo alsactl store". Já tentei de vários modos: criando o arquivo /etc/asound.state, contendo: # sudo alsactl store, inserindo o caminho "/etc/asound.state" no início automático de aplicativos, inserindo o comando "sudo alsactl store" no início automático.
  • O que retorna o comando sudo systemctl status pulseaudio:
    ● pulseaudio.service
       Loaded: not-found (Reason: No such file or directory)
       Active: inactive (dead)
  • Apesar de, recentemente, estar buscando o porquê do comando "sudo alsactl store" não ficar gravado - o que não consegui descobrir - por parecer a solução mais imediata ao meu problema, sempre estive em busca do que possibilita a versão 17.3 de tocar o som de meu PC normalmente e a 18.x não, já que se trata do mesmo equipamento. Conclui, então, que seria(m) algum ou alguns arquivos de configuração... E estava certo! Depois de vários meses, fuçando e comparando as configurações de som das duas versões, quando tinha tempo e disposição, finalmente ontem - já de madrugada - descobri! Na pasta "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/", mesclei e igualei informações nos seguintes arquivos: analog-output.conf, analog-output-headphones.conf, analog-output-speaker.conf e analog-output-speaker-always.conf. Pronto: som funcionando normalmente! Finalmente!B)

Fiquem com Deus.
  • Bom dia
    Sou novo no fórum e meu notebook está com alguns problemas parecidos. Pensei que os alto-falantes tinham pifado, mas quando coloquei o pendrive para instalação eles funcionaram direitinho. Qual foi a alteração que você fez? Quero tentar aqui pra ver se funciona. O som sai normalmente no fone de ouvido.
  • editado julho 2017
    fredborges disse:

Bom dia
    Qual foi a alteração que você fez? Quero tentar aqui pra ver se funciona. O som sai normalmente no fone de ouvido

Esta:

Na pasta "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/", mesclei e igualei informações nos seguintes arquivos: analog-output.conf, analog-output-headphones.conf, analog-output-speaker.conf e analog-output-speaker-always.conf

Só que pra isso, é preciso ter uma instalação da versão 17.x em seu PC, para obter os referidos arquivos dela e, depois, fazer as devidas alterações dos mesmos arquivos, mas na versão 18.x. Mas eu posso, só por experimento, te enviar meus arquivos. Vai que funcionam em seu PC também... Mas só à noite, quando chegar em casa. Beleza?

Fique com Deus.
  • ... Mas eu posso, só por experimento, te enviar meus arquivos. Vai que funcionam em seu PC também...

Ei-los em anexo.

Para usá-los, você terá que, com muita, mas muita cautela, entrar no gerenciador de aquivos como administrador (root) e acessar a pasta "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/". Para abrir o gerenciador, você pode usar o terminal (Ctrl+Alt+T) com o comando: sudo nome_do_gerenciador de arquivos. O gerenciador de arquivo muda conforme o ambiente gráfico. Qual você usa: Xfce, MATE, Cinnamon ou KDE?

Após acessada a pasta, por segurança, faça uma cópia dos seguintes arquivos: analog-output.conf, analog-output-headphones.conf, analog-output-speaker.conf e analog-output-speaker-always.conf. Feito isso, descompacte o anexo e cole os arquivos na pasta "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/", sobrescrevendo os respectivos arquivos.

Se o áudio não funcionar, basta deletar os arquivos novos de lá e colocar os arquivos originais de volta. Atente-se em deixá-los com os nomes originais.

Sucesso!

Fique com Deus.
  • Eu uso o Cinnamom. Tentei o mate, mas não achei tão agradável quanto o cinnamom. Queria inicialmente um sistema mais rápido, mas acho que me acostumei com o mint e já não pretendo trocá-lo. Talvez, um dia, experimento outros, mas ainda prefiro o mint. Irei salvar os outros arquivos antes de fazer o teste. Valeu

• No Cinnamon:
    sudo nemo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.