Como reativar som pelos alto-falantes em atualizações do Mint (e outras distros)

editado janeiro 2020 em Dicas e Truques
Se você, após atualizar o Mint e, consequentemente, o kernel, enfrentou um problema no som igual a este meu aqui, eis a solução:
  1. Baixe o arquivo em anexo
  2. Abra, com muita, mas muita cautela, o seu gerenciador de arquivos como administrador (root) pelo terminal (Ctrl+Alt+T):
    • No Xfce: sudo thunar
    • No MATE: sudo caja
    • No Cinnamon: sudo nemo
    • No KDE: sudo dolphin
  3. Acesse a pasta "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/"
  4. Após acessada a pasta, por segurança, faça uma cópia dos seguintes arquivos: analog-output.conf, analog-output-desktop-speaker.conf, analog-output-headphones.conf, analog-output-speaker.conf e analog-output-speaker-always.conf
  5. Descompacte o anexo e cole os arquivos na pasta "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/", sobrescrevendo os respectivos arquivos.
Se o áudio não funcionar, basta deletar os arquivos novos de lá e colocar os arquivos originais de volta. Atente-se em deixá-los com os nomes originais.

Esta dica está sendo utilizada com sucesso, também, por usuários de outras distribuições Linux.

Fique com Deus.
«134

Comentários

  • Se você, após atualizar o Mint das versões 17.x para as 18.x, enfrentou um problema no som igual a este meu aqui, eis a solução:

    1. Baixe o arquivo em anexo
    @malvescardoso acho que o amigo esqueceu de anexar o arquivo.

  • Alquintela disse:

    Se você, após atualizar o Mint das versões 17.x para as 18.x, enfrentou um problema no som igual a este meu aqui, eis a solução:

    1. Baixe o arquivo em anexo
    @malvescardoso acho que o amigo esqueceu de anexar o arquivo.

    Corrigido. Muito obrigado, @Alquintela.

    Fique com Deus.

  • Boa noite. Não sei se posso postar perguntas nesse tópico, mas eu estou com um problema no som do meu Notebook e não sei como resolver. Tentei várias soluções de diversos fóruns que eu vi(desistala-intala alsa...reverter para versão anterior do kernel, entre outas), sempre sem sucesso...
    O gerenciador de som e o alsamixer não estão identificando nenhuma saída analógica, apenas HDMI, sendo que portanto estou sem som... :/
  • De fato, esta discussão não é de suporte. Se você tentou esta dica e não funcionou, abra uma discussão para seu problema numa sala adequada, que tentaremos ajudá-lo. Mas lembre-se de pesquisar no Fórum antes de postar

    <b>Fique com Deus.</b>
  • Se você, após atualizar o Mint das versões 17.x para as 18.x, enfrentou um problema no som igual a este meu aqui, eis a solução:

    1. Baixe o arquivo em anexo
    2. Abra, com muita, mas muita cautela, o seu gerenciador de arquivos como administrador (root) pelo terminal (Ctrl+Alt+T):
      • No Xfce: sudo thunar
      • No MATE: sudo caja
      • No Cinnamon: sudo nemo
      • No KDE: sudo dolphin
    3. Acesse a pasta "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/"
    4. Após acessada a pasta, por segurança, faça uma cópia dos seguintes arquivos: analog-output.conf, analog-output-headphones.conf, analog-output-speaker.conf e analog-output-speaker-always.conf
    5. Descompacte o anexo e cole os arquivos na pasta "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/", sobrescrevendo os respectivos arquivos.
    Se o áudio não funcionar, basta deletar os arquivos novos de lá e colocar os arquivos originais de volta. Atente-se em deixá-los com os nomes originais.

    Sucesso!

    Fique com Deus.



    A solução funcionou aqui no meu notebook lenovo LNV L4070. O audio dos autos falantes só funcionava mesmo quado eu ia no terminal ajustar o volume com o alsamixer ou gnome-alsamixer. Qualquer que seja a distro ou kernel a partir da versão 4.9.
    Nunca achei solução para isso. Deixava sempre o gnome-alsamixer para iniciar junto com o sistema. Show! Vou até salvar esse arquivo zip no google drive.
    Apesar de não usar o linux mint, me registrei só pra lhe agradecer.
    Brigado


  • A solução funcionou aqui no meu notebook lenovo LNV L4070. O audio dos autos falantes só funcionava mesmo quado eu ia no terminal ajustar o volume com o alsamixer ou gnome-alsamixer. Qualquer que seja a distro ou kernel a partir da versão 4.9.
    Nunca achei solução para isso. Deixava sempre o gnome-alsamixer para iniciar junto com o sistema. Show! Vou até salvar esse arquivo zip no google drive.
    Apesar de não usar o linux mint, me registrei só pra lhe agradecer.
    Brigado

    Fico feliz em ter ajudado.

    Fique com Deus.

  • editado maio 2018
    :D Muito boa noite!! Malvescardoso

    Graças a Deus e a você a solução apresentada aqui no site funcionou perfeitamente no meu simples computador Intel Coretm2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHZ X2 Motherboard-ASROCK G965M-S.

    Depois de 24 horas batendo cabeça... encontrei vocês!!! kkkkk O Audio não saia de jeito nenhum!! fiz varios testes e assisti algumas video aulas sem sucesso!!


    Me registrei para lhe agradecer de coração!!


    How To Upgrade Linux Mint 17.3 to 18



    My Name is: Maxsoell Nunes
    City: MARABÁ - Estado do Pará (Fim do MUNDO!!)
    Data da visualização: 15/05/2018 as 21:00 hs

  • editado maio 2018

    :D Muito boa noite!! Malvescardoso

    Graças a Deus e a você a solução apresentada aqui no site funcionou perfeitamente no meu simples computador Intel Coretm2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHZ X2 Motherboard-ASROCK G965M-S.

    Depois de 24 horas batendo cabeça... encontrei vocês!!! kkkkk O Audio não saia de jeito nenhum!! fiz varios testes e assisti algumas video aulas sem sucesso!!


    Me registrei para lhe agradecer de coração!!

    Opa! Maravilha! Muito bom ver que esta dica até simples está ajudando tanta gente.

    Fique com Deus.

  • Passei por isso hoje, sem som após atualização de kernel ou algum outro arquivo, a opção Duplex tinha sumido nas opções de som e com esses arquivos voltou a funcionar.
    Obrigado
  • PRSC disse:

    Passei por isso hoje, sem som após atualização de kernel ou algum outro arquivo, a opção Duplex tinha sumido nas opções de som e com esses arquivos voltou a funcionar.
    Obrigado

    Disponha, meu caro!

    Fique com Deus.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.