Problemas na instalação do Linux Mint em um Barebone

Pessoal, boa tarde.
Estou tendo uma tremenda dor de cabeça ao tentar instalar o Linux Mint em um Barebone da GBR Componentes e espero que alguém aqui no fórum possa me ajudar.

Esse barebone usa um processador Atom com 2gb de ram e 32gb de espaço em disco MMC e por padrão vem com o Windows 10 instalado, entretanto, preciso formatá-lo pois a empresa quer usá-lo como um servidor para armazenar aquivos utilizando o Owncloud.

Meu problema começou já com a criação do pendrive com o LM para fazer o boot. O bendito tem uma bios confusa que não deixa escolhermos a sequência de boot e só consegui montar um pendrive inicializável no formato EFI nele usando o seguinte tutorial https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2276498 que ensina como fazer um pendrive multiboot e que possui os benditos arquivos "bootia32.efi" e "bootx64.efi"

O boot acontece normalmente, porém na hora de instalar, lendo alguns tutoriais, ví que era necessário criar uma partição no disco de 100mb ou 200mb no formato FAT32 e assinala-lo com as flags de ESP e BOOT e assim o fiz.
Criei as seguintes partições
FAT 32 - 100mb - boot, esp (flags)
EXT4 - 10gb - como raiz (/)
SWAP - 2 gb
EXT4 - restante do espaço como (/home)

A instalação começa, porém, durante a instalação do GRUB, eu recebo a seguinte mensagem que o grub-efi-amd64 falhou ao ser instalado em /target/ e que o disco não será inicializável. Já tentei com as versões 32bits, 64bits, até mesmo com o Ubuntu e o erro aparece sempre e não me deixa continuar a instalação.

Alguém consegue me dar uma luz nesse bendito erro?
«1

Comentários

• editado agosto 2017
    Você esta mandando instalar o Grub em qual partição?

A partição ( FAT 32 - 100mb - boot, esp (flags) ) ela esta montada para UFI?

Por que você não usa o https://unetbootin/ ou o Rufus para criar o pendrive bootável pelo Windows?

• Além do que o Francis disse. Você criou as partições no formato GPT? O boot EFI necessita desse formato.
  • editado agosto 2017
    Francis disse:

Por que você não usa o https://unetbootin/ ou o Rufus para criar o pendrive bootável pelo Windows?

Francis, então, quando eu crio usando o Unetbootin, Etcher e variantes, os arquivos "bootia32.efi" e "bootx64.efi" não aparecem para seleão, sem eles esse maldito barebone nem enxerga que existe algo para se fazer o boot.
    O grub estou apontando para ser instalado especificamente nesta partição FAT32

Faz alguma diferença se crio usando o Windows? Imagino que não, certo? Todo o procedimento de criação desse pendrive eu fiz através do linux
  • editado agosto 2017
    Alquintela disse:

Além do que o Francis disse. Você criou as partições no formato GPT? O boot EFI necessita desse formato.

Alquintela, eu tentei sim, mas agora não me lembro se fiz o mesmo para a partição FAT32 pois fiz vários testes antes de descobrir que teria que criar essa partição, estou em dúvida se ainda estava como GPT, vou refazer para ter certeza e posto aqui.
  • lggregorio disse:

Alquintela disse:

Além do que o Francis disse. Você criou as partições no formato GPT? O boot EFI necessita desse formato.

Alquintela, eu tentei sim, mas agora não me lembro se fiz o mesmo para a partição FAT32 pois fiz vários testes antes de descobrir que teria que criar essa partição, estou em dúvida se ainda estava como GPT, vou refazer para ter certeza e posto aqui.
    Só basta abrir o Gparted e ver quantas partições tem. Se existir mais de 4 partições em sequencia é por que já esta em formato GPT.

Ex: ( sda1, sda 4, sda3 sda, 4 etc. )

• lggregorio disse:

Francis disse:

Francis, então, quando eu crio usando o Unetbootin, Etcher e variantes, os arquivos "bootia32.efi" e "bootx64.efi" não aparecem para seleão, sem eles esse maldito barebone nem enxerga que existe algo para se fazer o boot.
    O grub estou apontando para ser instalado especificamente nesta partição FAT32

Faz alguma diferença se crio usando o Windows? Imagino que não, certo? Todo o procedimento de criação desse pendrive eu fiz através do linux
    Não á diferença em criar o pendrive com o Mint.
  • Esse é meu HD com as partições que criei.

• Bom dia,
    refiz a instalação usando o GParted e confirmando o formato GPT e configurando as partições, tentei de duas formas rodar a instalação: automática e manual e o erro foi o mesmo.
    Alguma outra ideia? Já estou desistindo desse barebone. Segue os screenshots das partições e dos erros, me desculpe pela qualidade, acabei fazendo pelo celular.

• Olá @lggregorio

Amigo, penso ser estranho não aparecer em suas partições o ponto de montagem. Por exemplo, no meu caso tenho um SSD e um HD no ultrabook, no SSD tenho as seguintes partições conforme imagem abaixo. Veja que é diferente da forma como você mostrou em sua imagem das partições que você criou. As tuas não mostram o ponto de montagem. Tenho quatro partições, 2 no SSD > /dev/sdb1, com ponto de montagem /boot/efi e /dev/sdb2, com ponto de montagem / (onde ficam os arquivos de sistema). Já no HD (ver segunda imagem), tenho mais 2 partições > /dev/sda1, linux-swap e a /dev/sda2, com ponto de montagem /home

• editado agosto 2017
    @Alquintela
    realmente, eu tinha percebido a mesma coisa, quando abro o gparted através do pendrive ele mostra as informações do disco mas não consigo visualizar os pontos de montagem. Essa seria minha próxima pergunta, se consigo editar isso de alguma forma.
    Entretanto, acredito que o ponto de montagem só aparecerá após o sistema estar instalado, não é isso? Neste caso, a instalação não termina por conta da falha que mostrei. O Gparted que executo é a partir do "livecd", neste caso, o pendrive.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.