Demora para dispositivos responderem, áudio, impressora, ....
Prezados
Estou utilizando o Linux Mint no meu notbook, um Acer E3-111-COWA com 2 gb de ram e hd ssd.
Quando ligo o computador , por vezees, o áudio não funciona de imediato, mas algum tempo depois que pode ser alguns minutos ou algumas horas começa a funcionar sozinho, sem minha intervenção. O mesmo acontece com a impressora, as vezes vou imprimir e é de imediato, outras simplesmente não imprime, outras imprime tempos depois, sozinha, quando eu nem lembrava mais que tinha mandado impressão. Também acontece com o vídeo, uso uma TV monitor como segundo monitor do not, por HDMI, as vezes ela conecta, as vezes não, as vezes conectada se desconecta sozinha e tenho que reinicializar o sistema para que entre...
Quando era somente o áudio, achava que era o drive, depois começou acontecer com a impressora também e com o vídeo.
Sabem o que pode estar acontecendo e o que posso fazer?
Grato
Luiz
Estou utilizando o Linux Mint no meu notbook, um Acer E3-111-COWA com 2 gb de ram e hd ssd.
Quando ligo o computador , por vezees, o áudio não funciona de imediato, mas algum tempo depois que pode ser alguns minutos ou algumas horas começa a funcionar sozinho, sem minha intervenção. O mesmo acontece com a impressora, as vezes vou imprimir e é de imediato, outras simplesmente não imprime, outras imprime tempos depois, sozinha, quando eu nem lembrava mais que tinha mandado impressão. Também acontece com o vídeo, uso uma TV monitor como segundo monitor do not, por HDMI, as vezes ela conecta, as vezes não, as vezes conectada se desconecta sozinha e tenho que reinicializar o sistema para que entre...
Quando era somente o áudio, achava que era o drive, depois começou acontecer com a impressora também e com o vídeo.
Sabem o que pode estar acontecendo e o que posso fazer?
Grato
Luiz
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
usuario@not ~ $ inxi -F
System: Host: not Kernel: 4.8.0-53-generic x86_64 (64 bit)
Desktop: Cinnamon 3.4.3 Distro: Linux Mint 18.2 Sonya
Machine: System: Acer product: Aspire E3-111 v: V1.11
Mobo: Acer model: Roxy v: Type2 - A01 Board Version
Bios: Insyde v: V1.11 date: 06/13/2014
CPU: Dual core Intel Celeron N2830 (-MCP-) cache: 1024 KB
clock speeds: max: 2415 MHz 1: 2415 MHz 2: 2415 MHz
Graphics: Card: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display
Display Server: X.Org 1.18.4 drivers: intel (unloaded: fbdev,vesa)
Resolution: [email protected], [email protected]
GLX Renderer: Mesa DRI Intel Bay Trail GLX Version: 3.0 Mesa 12.0.6
Audio: Card Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series High Definition Audio Controller
driver: snd_hda_intel
Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.8.0-53-generic
Network: Card-1: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter
driver: ath9k
IF: wlp2s0 state: up mac: 18:cf:5e:7d:2e:01
Card-2: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
driver: r8169
IF: enp3s0 state: down mac: c4:54:44:95:b6:7d
Drives: HDD Total Size: 120.0GB (53.0% used)
ID-1: /dev/sda model: SanDisk_SDSSDA12 size: 120.0GB
Partition: ID-1: / size: 107G used: 57G (56%) fs: ext4 dev: /dev/dm-0
ID-2: /boot size: 472M used: 67M (15%) fs: ext2 dev: /dev/sda1
ID-3: swap-1 size: 3.62GB used: 0.79GB (22%) fs: swap dev: /dev/dm-2
RAID: No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
Sensors: System Temperatures: cpu: 57.0C mobo: N/A
Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
Info: Processes: 210 Uptime: 1 day Memory: 1069.6/1885.3MB
Client: Shell (bash) inxi: 2.2.35
usuario@not ~ $
1º - Atualize o kernel
- Abra o Gerenciador de Atualizações
- No menu Ver, clique na opção Kernels Linux
- Clique em Continuar
- Na lista a esquerda seleciona 4.13 e a direita selecione o primeiro da lista e clique em instalar.
- Aguarde até concluir a instalação.
- Depois reinicialize o computador. Agora o Mint será inicializado com o novo kernel.
2º - Instale o Microcode do Processador
- Abra o Gerenciador de Drivers
- Se o microcode estiver presente, instale-o.
- Depois reinicie o computador.
Aguardo os resultados!
Como disse no início do post, por vezesnão funciona. Desde ontem vídeo e impressora estão funcionando impecáveis.
Igual fui revisar o procedimento.
No Gerenciador de Drives o microcode estava desativado, ativei.
Entretanto não sei como acessar o Menu, Ver... não aparece esta opção para mim, veja a imagem.
Grato pela atenção
Luiz
Desculpa, escrevi errado. Você deve abrir o Gerenciador de Atualizações em vez do Gerenciador de drivers para atualizar o kernel.
Conforme eu tinha dito na mensagem anterior, tinha voltado a funcionar tudo, exceto o som, bom logo depois pifou novamente, aí apliquei a atualização conforme indicastes e , parece-me ter feito diferença. Antes, mesmo quando estava funcionando, de tempo em tempo o segundo monitor, e as vezes os dois "saiam do ar" de forma intermitente como quando se está fazendo uma cofiguração de vídeo. Agora, depois da atualização está estável.
Quanto ao som, continua igual, neste momento não funcionando.
Nos controles de áudio a saída está normal, na entrada diz que nenhuma fonte está disponível, ele não reconhece o microfone.
Grato
Luiz
Pode usar essa gif como referência na hora de fazer os ajustes.
Os ajustes podem não ter efeito sobre aplicativos em execução até serem reiniciados.
Estava contente que com a atualização o segundo monitor estava funcionando 100%, aí fui abrir um arquivo RAW, .nef, e travou tudo, neste not estou com pouca memoria. aguardei um tempo e tive que ressetar ele, quando retornou nao estava mais funcionando o segundo monitor.
Quanto ao áudio, instalei o programa, mas em Configuração diz não haver nenhum dispositivo.
Grato
Luiz
Outra coisa que merece sua atenção é a temperatura da CPU. Se a medição de 57 °C aconteceu com o sistema em estado de repouso, isso pode indicar um problema. É muito comum ver problemas de estabilidade associados a superaquecimento.
Use este comando para fazer o monitoramento de temperatura:
watch -c -n1 inxi -s
Vou reinstalar ele.
Quanto a temperatura, estranhei quando vi o resultado, no tato não parecia tão quente... pode ser mais uma disfunção do sistema.
Vou ficar fora do ar por um dia e depois reinstalado posto o resultado.
Grato pela atenção !!
Luiz