[Resolvido] Instalação usando SSD + HDD
Olá pessoal,
Efetuei uma compra de um SSD de 240gb + uma case caddy para por um HDD de 1TB.
Estou com dúvidas de como devo fazer o particionamento na instalação. Já dei uma procurada e não achei uma resposta conclusiva.
Devo colocar o / no SSD, Swap e /Home no HDD ? Precisa por o Swap ?
Como vocês me indicariam a fazer esse particionamento?
Meu PC é um I5, de 8GB de Memória.
Efetuei uma compra de um SSD de 240gb + uma case caddy para por um HDD de 1TB.
Estou com dúvidas de como devo fazer o particionamento na instalação. Já dei uma procurada e não achei uma resposta conclusiva.
Devo colocar o / no SSD, Swap e /Home no HDD ? Precisa por o Swap ?
Como vocês me indicariam a fazer esse particionamento?
Meu PC é um I5, de 8GB de Memória.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A partição swap não precisa criar o Mint 19 já cria um arquivo SWAP Files dentro do sistema.
Depois de criar as partições o processo de instalação é o mesmo.
Lendo vários comentários cheguei a conclusão de que é melhor fazer a instalação do sistema da seguinte maneira:
Colocando o HDD como /media, posso salvar os arquivos mais pesados.
Link: https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2276792
Sou novato e estava com essa mesma dúvida.
Então o próprio instalador me dará a opção de onde instalar a /home?
No meu caso, em que uso um HD externo (que as vezes disconecto pra levar pra outros lugares, pois salvo os arquivos de media nele), isso não é o mais apropriado suponho, melhor deixar a home no ssd mesmo, e os arquivos que eu baixar eu escolho na hora pra salvar no hd externo (não tenho nem leitor de cd/dvd pra poder tentar um "cady"), seria isso?
Uma outra dúvida bem básica, desculpem por perguntar aqui, com relação ao SSD, eu formato ele normalmente como qualquer HD normal ANTES de fazer a instalação do SO, ou após instalar ele no laptop, quando eu for instalar o Mint, pelo próprio instalador eu tenho essa opção?
Grato !
Em relação ao HD externo, o melhor mesmo é utilizá-lo apenas para gravar seus arquivos e não como /home, embora isso seja possível, esta prática costuma apresentar eventuais erros de montagem do dispositivo.
O instalador do Mint quando utilizado no modo Opções avançadas permite ao usuário escolher onde instalar a partição e o seu tamanho.
Quanto ao seu SSD, pode formatar antes de fazer a instalação do SO ou durante a instalação do SO, no modo avançado você opta por definir as partições e faz a formatação.
Aconselho formatar tanto o HD, quanto o SSD no formato da tabela de partição GPT e utilizar o boot EFI, apontando sua partição de boot para o SSD. Com isso seu notebook ficará bem rápido no momento de iniciar o sistema.
Você pode configurar o HDD para montar automaticamente sempre que o sistema iniciar e colocar atalhos na lateral do Nemo.
Se quiser também pode configurar os navegadores para que os downloads sejam feitos diretamente no HDD.
Além dos navegadores também é possível configurar a steam, o telegram, e etc.
1 - Instale o sistema normalmente no SSD ( / e /home).
2 - Particione HDD ( Tenho o Windows :# nele, então fiz uma partição de 700gb para os arquivos do Mint).
3 - Configure a partição para montar automaticamente
- Menu -> Discos
-Selecione o HDD
- Na partição do HDD clique em opções adicionais de partição ( engrenagem )
- Editar opções de montagem
- Remova Padrões de sessão de usuário
- Marque Montar ao iniciar o sistema
- Marque Exibir interface do usuário
- OK
4 - Com o HDD já montado, crie as pastas ( Documentos, Downloads, etc.)
5 - Arraste as pastas criadas para o menu lateral esquerdo.