Como atualizar programas já instalados no Mint?
Olá a todos! Sou novo no universo Linux e estou buscando maiores conhecimentos acerca da distro que acabo de instalar e ainda tenho muitas dúvidas. Para a ciência de todos, estou no meu terceiro dia rodando a distribuição Linux Mint 19.1 Cinnamon 64 bits e até o momento não senti a necessidade de instalar nenhum programa adicional.
Porém, percebi que alguns softwares que vieram instalados juntos ao sistema já se encontram desatualizados, como é o caso do reprodutor de mídias VLC e da suíte office LibreOffice. Podem ser que existam outras, mas ainda não verifiquei.
No caso dos exemplos citados, após a instalação completa do sistema, veio rodando as versões 3.0 do VLC e a 6.0 do LibreOffice, sendo que já estamos, respectivamente, nas versões 3.1 e 6.2.
Notei que pelo gerenciador de atualizações nada apareceu para que eu pudesse atualizá-los. Minha dúvida é se eu mesmo devo buscar na internet os pacotes de extensão ".deb" ou se essas atualizações são feitas via gerenciador de atualizações mesmo? Lembrando que configurei para instalar sempre todas as atualizações.
Porém, percebi que alguns softwares que vieram instalados juntos ao sistema já se encontram desatualizados, como é o caso do reprodutor de mídias VLC e da suíte office LibreOffice. Podem ser que existam outras, mas ainda não verifiquei.
No caso dos exemplos citados, após a instalação completa do sistema, veio rodando as versões 3.0 do VLC e a 6.0 do LibreOffice, sendo que já estamos, respectivamente, nas versões 3.1 e 6.2.
Notei que pelo gerenciador de atualizações nada apareceu para que eu pudesse atualizá-los. Minha dúvida é se eu mesmo devo buscar na internet os pacotes de extensão ".deb" ou se essas atualizações são feitas via gerenciador de atualizações mesmo? Lembrando que configurei para instalar sempre todas as atualizações.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O Linux Mint 19.1 ele é uma LTS, nas versões LTS é mantido a estabilidade e por isso esses programas que você sitou por exemplo não são atualizados.
Verão LTS recebe mais atualizações de segurança e correções de BUGs.
Mas mesmo assim se você realmente que ter a versão mais atual pode fazer uso dos PPAs dos programas. Mas fique ciente que o mesmo pode vim quebra seu sistema e trazer instabilidade.
Saiba mais sobre o PPA
Saiba mais sobre LTS
Mas existem outras distros que mantém o sistema sempre com as versões mais recentes dos programas como Arch Linux e Manjaro, por exemplo.
Outra dúvida... Quando baixei o Mint escolhi a versão recomendada pelo próprio site (19.1 Cinnamon 64 bits) que dizia possuir suporte até 2023. Assim sendo, em 2023 terei que fazer uma nova instalação do sistema do "zero"? Existe alguma possibilidade de se obter a próxima versão LTS em meados do término do suporte desta de alguma outra maneira que não precise necessariamente formatar meu PC?
Outra coisa, manter a versão mais recente de um programa ou uma que seja estável não traz muita diferença, até porque durante as atualizações entre versões da mesma base LTS aparecem novas versões de programas, ou seja, se você atualizar do 19 para 19.1 > 19.2 > 19.3 enquanto aguarda o lançamento da nova base LTS que virá com o Mint 20, o devs sempre liberam versões mais recentes de programas e kernels que sejam estáveis com aquela versão. Particularmente nunca me senti prejudicado por não possuir a versão que acabou de sair de algum programa, a não ser que nesta nova versão haja alguma ferramenta nova que seja indispensável para melhorar meu trabalho (o que raramente ocorre).
No mais se tranquiliza e observa se as versões que você possui dos programas atendem ao que você precisa e se as versões mais novas possuem algum recurso que você necessita com urgência, sendo este o caso, então você instala uma PPA ou parte para uma distro rolling release.
Muito grato pelos esclarecimentos e pela atenção dada aos questionamentos.
A nova versão saiu com uma correção de mais de 80 bugs, então vale a pena fazer a atualização sim.
O processo usa o dpkg que é o instalador de pacotes DEB. Não é muito dicícil de usar, mas como foi minha primeira vez, apanhei um pouco para entender o "puquê" das coisas, fora que no endereço em que peguei a informação, o cara não foi feliz em explicar direito (se quiser passar lá para ver ...https://www.edivaldobrito.com.br/libreoffice-no-linux/)
Primeiro: Baixe o libreoffice e também o pacote de idioma em português do Brasil. Estes últimos são responsáveis pelo idioma da interface.
Link direto para baixar a suite completa abaixo: Não se assuste pelo formato tar.gz
https://pt-br.libreoffice.org/donate/dl/deb-x86_64/6.2.3/pt-BR/LibreOffice_6.2.3_Linux_x86-64_deb.tar.gz
Link para o pacote de idioma: http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/6.2.3/deb/x86_64/LibreOffice_6.2.3_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR.tar.gz
Página do Libreoffice: https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/?type=deb-x86_64&version=6.2.3&lang=pt-BR
Feito isso, você deve descompactar cada um deles em uma pasta qualquer. Eu fiz onde o próprio navegador fez o download, mas você pode por exemplo criar o hábito de criar uma pasta temporária ou não, mover estes arquivos baixados para lá e depois descompactar. Se tiver dúvida sobre como , nos avise. Eu não usei o terminal para descompactar, usei o botão direito do mouse, cliquei nos arquivos e escolhi "Extrair aqui".
Ele vai criar duas pastas com os pacotes nelas, um com nome LibreOffice_6.2.3.2_Linux_x86-64_deb e o outro com nome LibreOffice_6.2.3.2_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR.
Dentro da pasta LibreOffice_6.2.3.2_Linux_x86-64_deb tem outra DEBS. Entre nela (Nemo ou terminal) e abra um terminal nela.
Agora é instalar:
sudo dpkg -i *.deb
Pronto, o Libreoffice está instalado mas a interface está em inglês assim como os dicionários. Vamos corrigir isso agora.
Saia desta pasta e vá até a pasta LibreOffice_6.2.3.2_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR. MEsma coisa, entre na pasta DEBS e repita o mesmo comando acima.
Pronto! LIbreoffice atualizado e em português
Dica: Aproveite o terminal aberto e dê um apt-get update. Isso fará com que a nova versão do libreoffice apareça no synaptic.
Agora você pode apagar os arquivos baixados e as pastas descompactadas caso queira. Aproveite e faça um backup com o timeshift.
Dê um retorno caso tenha ou não tido sucesso. Vou ver sobre o VLC enquanto isso.
Abraços
Porém, caso eu queira aguardar as próximas LTS assim que atualizar via gerenciador de atualização esses pacotes também atualizam, certo? Pelo menos foi o que eu entendi da discussão até o momento.
Não ficou muito claro para mim essa questão de processo dpkg. Como vou descobrir qual processo utilizar, ou qual pasta ou diretório indicar no terminal durante a instalação de um pacote?