[Resolvido] HD Externo não permitindo mudar permissões

editado março 2020 em Hardwares e Periféricos
Olá, tenho um HD Externo de 1 Tera da Dell que formatei como Fat32. As permissões sempre foram livres para todos nele, mas outro dia após conecta-lo no Windows 10 para copiar alguns arquivos, ele mudou as permissões dos grupos deixando apenas para leitura. Já tentei o chmod 777 -R *, chmod 777 -R nome do diretório, etc...já entrei como root, etc e não adianta. Pensei em formata-lo e mudar para Ext4, mas ele também não me permite copiar nada. Tenho arquivos importantes nele que não queria perder. Desde já agradeço a boa vontade por tentar ajudar-me. Obrigado.
Obs.: Uso o Linux Mint 19.3
«1

Comentários

• fat32 em si não tem sistema de permissões, você não consegue acessar porque o drive deve estar montado como "somente leitura", tenta desmontar e montar novamente

Abra o programa Discos no linux mint

Escolha a partição e aperte o botão com ícone de quadrado, pra desmontar a partição

Depois clique no botão com ícone de engrenagem e escolha "Editar opções de montagem"

No único campo que não tem um texto na frente, adicione as opções abaixo.

rw,umask=0000

e monte a partição novamente
  • editado março 2020
    Olá Welblade, primeiramente eu gostaria de te agradecer a boa-vontade em ajudar.
    Fiz o que vc me disse, mas não deu certo. Aparece a seguinte mensagem de erro: "Não foi possível montar HD1TOM (nome meu HD) Error mounting system-managed device /dev/sdc1: unknown filesystem type 'rw,umask=0000'
  • estranho, tira print da configuração que você mudou
  • Segue a imagem:
  • Salvei alguns arquivos e formatei o HD...tem hora que não há o que fazer. Obrigado e vou fechar o tópico...t+
  • Foi o que pensei, você mudou no lugar errado

onde você mudou, "Tipo de sistema de arquivos", deve ficar como vfat
    você deveria mudar é onde está o valor "nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show"
    adiciona os valores no final dessas opções
    nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show,rw,umask=0000
  • welblade disse:

Foi o que pensei, você mudou no lugar errado

onde você mudou, "Tipo de sistema de arquivos", deve ficar como vfat
    você deveria mudar é onde está o valor "nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show"
    adiciona os valores no final dessas opções
    nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show,rw,umask=0000

Infelizmente já formatei o HD, mas consegui salvar a maioria dos meus arquivos. Agradeço pela ajuda e fica o aprendizado para mim e para quem mais estiver passando por esse problema. Até mais e Deus o abençoe.
  • Olá, bom dia. Eu formatei este HD externo e reinstalei os arquivos, mas acho que o hardware do HD deve estar corrompido, pois voltou a dar problemas. Ele não quer montar e aparece a seguinte mensagem: "Não foi possível montar HD Error mounting /dev/sdd1 at /media/alvins/HD: can't read superblock on /dev/sdd1" Alguém saberia o que pode ser isso? Ele aparece, mas desmontado e quando clico para abrir ele não abre. Obrigado.
  • tente fazer uma verificação no hd

fsck.vfat /dev/sdd1 -a
  • editado março 2020
    welblade disse:

tente fazer uma verificação no hd

fsck.vfat /dev/sdd1 -a

Deu a seguinte mensagem: fsck.tat 4.1 (2017-01-24) open: Permissão negada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.