Linux mint 19.3 cinnamon e 19.2 mate travando muito

24

Comentários

• rfenasci disse:

> @Diane disse:

> (Quote)

> Ô gente, que suporte mais lento! O da Microsoft não demora pra responder. Tô iniciando agora no Linux.

Um alerta: comunidade Linux é livre e a ajuda é gratuita e de boa vontade. Existem distribuições que oferecem suporte simultâneo e são pagas. Tolerância e gratidão são coisas muito importantes, lembre disso, afinal, ninguém é obrigado a responder.</blockquote

Por favor, me desculpa.

• rfenasci disse:

> @Diane disse:

> Por favor, me orienta aqui! Formatei o notebook com Win 10 e instalei o Linux Mint 19.3 cinnamon e tá travando muito a ponto de ter que forçar o desligamento. Formatei de novo e instalei o 19.2 Mate que também trava. Não desinstalei o cinnamon, deixei as duas versões. Tô deixando abaixo as configurações do notebook.

> Obrigado!

Está travando às vezes no boot? Ao executar a inicialização?

Na inicialização não, é quando começo a usar o computador, seja pra o que for. Às vezes, tenho que forçar o desligamento do notebook pq nenhuma tecla funciona, congela tudo. Tenho as versões cinnamon 19.3 e a mate 19.2 instalados. As duas travam do mesmo jeito, quase que na mesma "sintonia"...
    Pesquisando na internet, vi um comentário que sugeria uma configuração do processador da Intel que poderia tá causando incompatibilidade com o Linux. Pesquisei sobre configuração de processador e não achei nada.
    Problema de drivers parece que não é pois o sistema informa que tá ok.
  • Diane disse:

rfenasci disse:

> @Diane disse:

> Por favor, me orienta aqui! Formatei o notebook com Win 10 e instalei o Linux Mint 19.3 cinnamon e tá travando muito a ponto de ter que forçar o desligamento. Formatei de novo e instalei o 19.2 Mate que também trava. Não desinstalei o cinnamon, deixei as duas versões. Tô deixando abaixo as configurações do notebook.

> Obrigado!

Está travando às vezes no boot? Ao executar a inicialização?

Na inicialização não, é quando começo a usar o computador, seja pra o que for. Às vezes, tenho que forçar o desligamento do notebook pq nenhuma tecla funciona, congela tudo. Tenho as versões cinnamon 19.3 e a mate 19.2 instalados. As duas travam do mesmo jeito, quase que na mesma "sintonia"...
    Pesquisando na internet, vi um comentário que sugeria uma configuração do processador da Intel que poderia tá causando incompatibilidade com o Linux. Pesquisei sobre configuração de processador e não achei nada.
    Problema de drivers parece que não é pois o sistema informa que tá ok.
    Obrigado por responder e mais uma vez me desculpa.
  • Tem certeza que não é problema de hardware (em especial aquecimento excessivo por falha no cooler da CPU ou pasta térmica ressecada, ou então devido a HD ou memória com probemas)?

Abre o terminal e digita o comando abaixo:
    inxi -b

Em seguida, copia e cola aqui a resposta do sistema para que possamos analisar melhor o que pode estar ocorrendo.
  • .
    hugoleal85 disse:

Tem certeza que não é problema de hardware (em especial aquecimento excessivo por falha no cooler da CPU ou pasta térmica ressecada, ou então devido a HD ou memória com probemas)?

Abre o terminal e digita o comando abaixo:
    inxi -b

Em seguida, copia e cola aqui a resposta do sistema para que possamos analisar melhor o que pode estar ocorrendo.

Olha, eu instalei há quatro dias a versão 19.1 xfce e até agora não tá travando. Essa versão foi instalada ao lado das versões 19.3 cinnamon e 19.2 Mate, mas só que agora quando escolho pra inicializar a versão cinnamon, que é onde tá meus arquivos, aparece uma tela preta dizendo que deu erro. A partição onde fica a versão Mate eu formatei usando o Gparted formatando como FAT32, e o Mate continua aparecendo como opção de boot que também dá erro. Eu não queria desinstalar ainda o cinnamon pq ficou um arquivo nele que quero. Esqueci de fazer cópia. Por enquanto o xfce não tá travando não. Queria saber pq não tá mais abrindo o cinnamon e se tem como recuperar ele sendo que não foi desinstalado quando dei boot do xfce pra instalar. Mostrar umas fotos da tela de início.

Obrigado por responder.
  • editado janeiro 2021
    Em geral, os três passos indicados no link abaixo resolvem problemas como esse:
    https://diolinux.com.br/tutoriais/como-recuperar-o-grub-do-ubuntu-facilmente.html

PS: por que você está utilizando versões tão antigas, ao invés do Mint 20.1 recém-lançado?
  • hugoleal85 disse:

https://diolinux.com.br/tutoriais/como-recuperar-o-grub-do-ubuntu-facilmente.html

PS: por que você está utilizando versões tão antigas, ao invés do Mint 20.1 recém-lançado?

Gosto de versão mais estável, povo tá falando que o 20 tá em fase de teste ainda...
  • Diane disse:

hugoleal85 disse:

Gosto de versão mais estável, povo tá falando que o 20 tá em fase de teste ainda...
    Se o xfce travar também vou instalar a versão 20 mesmo.
  • hugoleal85 disse:

Sobre os três passos do link que vc deixou: no meu caso, eu quero recuperar o cinnamon onde está uns arquivos que quero, mas eu não tenho mais o cinnamon no pendrive pra dar o boot. Nessa recuperação do grub, o cinnamon voltaria com meus arquivos pessoais ou viria como "novo"?
  • Diane disse:

hugoleal85 disse:

Sobre os três passos do link que vc deixou: no meu caso, eu quero recuperar o cinnamon onde está uns arquivos que quero, mas eu não tenho mais o cinnamon no pendrive pra dar o boot. Nessa recuperação do grub, o cinnamon voltaria com meus arquivos pessoais ou viria como "novo"?
    Se o Cinnamon ainda estiver lá, o que deve ter ocorrido é que você alterou o grub e impediu que ele fosse carregado. Neste caso, o procedimento resolve.

Já se a partição com o Cinnamon foi deletada ou modificada, aí não há mais como recuperá-lo (ao menos não com ferramentas a disposição do usuário "comum").
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.