Erro ao compilar kernel
Olá.
Após um longo período onde o kernel.org esteve em manutenção, eu resolvi recompilar meu kernel (em máquinas antigas, cada ciclo do processador é importante) como sempre fiz, porém obtive um erro:
[code] CC sound/usb/usx2y/snd-usb-usx2y.mod.o
LD [M] sound/usb/usx2y/snd-usb-usx2y.ko
make[1]: Saindo do diretório `/home/anselmo/linux-2.6-3.0.0'
/usr/bin/make ARCH=i386 \
-C Documentation/lguest
make: *** Documentation/lguest: Arquivo ou diretório não encontrado. Pare.
make: ** [debian/stamp/build/kernel] Erro 2[/code]
Após um longo período onde o kernel.org esteve em manutenção, eu resolvi recompilar meu kernel (em máquinas antigas, cada ciclo do processador é importante) como sempre fiz, porém obtive um erro:
[code] CC sound/usb/usx2y/snd-usb-usx2y.mod.o
LD [M] sound/usb/usx2y/snd-usb-usx2y.ko
make[1]: Saindo do diretório `/home/anselmo/linux-2.6-3.0.0'
/usr/bin/make ARCH=i386 \
-C Documentation/lguest
make: *** Documentation/lguest: Arquivo ou diretório não encontrado. Pare.
make: ** [debian/stamp/build/kernel] Erro 2[/code]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
[url=http://www.hardware.com.br/noticias/2011-10/kernel-org-site-volta.html]http://www.hardware.com.br/noticias/2011-10/kernel-org-site-volta.html[/url]
vlw fwi, Holmes 8-)
pois um simples backup do servidor já apresentaria o kernel da mesma maneira que antes do ataque...
Uma vez que o LMDE não deriva do Ubuntu e sim diretamente do Debian, era de se esperar que as coisas fossem diferentes... Vou postar aqui, resumidamente, o que fiz para conseguir compilar meu kernelzinho:
1) instalar o que é necessário para trabalhar com kernel:
[b]aptitude install build-essential bin86 kernel-package libqt3-mt-dev wget libncurses5 libncurses5-dev fakeroot[/b]
2) baixar a fonte do kernel:
[b]apt-get install linux-source-3.0[/b]
(note que ele irá autocompletar o nome do kernel; se houver outras dependências não satisfeitas, ele irá sugerir a instalação por exemplo do pacote ncurses ou libqt4)
3) descompactar o kernel:
[b]tar xjf /usr/src/linux-source[/b][TAB]
Eu costumo usar como base, a configuração atual do kernel para as modificações da nova; outra questão é que há 3 meios de fazer a configuração do novo kernel: linha de texto, janela do terminal e interface gráfica, com os comandos [b]config[/b], [b]menuconfig [/b]e [b]xconfig[/b] respectivamente. Eu uso o último.
4) configurar o novo kernel:
[b]cd /usr/src/linux-source-3[/b][TAB] [i][size=x-small]Tenha certeza que entrou no diretório do kernel que baixou e não do antigo que já estava instalado.[/size][/i]
[b]cp /boot/conf[/b][TAB] [b].config && make xconfig[/b]
[size=x-small][i]Aqui preste atenção se a versão do config que está copiando é a mesma (ou mais próxima) do kernel que baixou; por exemplo 3.0.0[/i][/size]
Não vou entrar em detalhes da configuração do kernel (mesmo porque não sou nenhum expert) mas é bom conhecer seu hardware e assim desabilitar tudo que não for usar aliviando bastante o tamanho final do kernel; se não quiser mexer com isso, ainda há duas coisas a fazer que dão uma diferença no desempenho: selecionar o seu processador e aumentar a velocidade do timer (normalmente vem em 250Mhz eu mudo para 1000Mhz).
Agora vem a parte chata: dependendo da máquina, a compilação do novo kernel pode demorar até horas (no meu caso, levou quase 2 horas):
5) compilando o pacote do novo kernel:
[b]make clean
make KDEB_PKGVERSION=nome_a_sua_escolha deb-pkg[/b]
Uma vez montado o pacote do kernel, é só instala-lo; o próprio comando cria as entradas no grub (só fique atento para o primeiro boot: o seu pode não ser o kernel default!).
6) instalando o kernel:
[b]cd /usr/src
dpkg -i linux-image-3.0[/b][TAB]
Se tudo correu bem, reinicie sua máquina e curta seu novo kernel!
Uma dica é colocar o sistema de arquivos que você usa diretamente no kernel e não como módulo a ser carregado; junto com outras otimizações, dá uma diferença visível.
Usei isso como base:
[url=http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg375471.html#msg375471]Forum do Ubuntu PT[/url]
[url=http://kernel-handbook.alioth.debian.org/ch-common-tasks.html]Debian Linux Kernel Handbook[/url]